Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre as Moiras, as irmãs do destino

0

Talvez você não saiba bem que são as Moiras, assim, pelo nome. Mas com certeza, você já viu alguma representação das personagens em algum filme ou série. Elas são as responsáveis por tecer a vida e o destino de cada um. Tais figuras já foram representadas em várias obras audiovisuais e, provavelmente, você já viu ou ouviu falar.

As Moiras são deusas da mitologia grega e são responsáveis pela vida de cada pessoa. Quando nascem, crescem e morrem. E também se responsabilizam por todos os eventos que ocorrem nesse período entre nascimento e a morte. Elas são filhas da Noite, da deusa Nix e não têm um pai. Conheça agora um pouco mais sobre as irmãs destino.

1 – Cada uma tinha uma função

Algumas histórias representam as Moiras como se fossem uma única pessoa. Mas a maioria dos relatos fala sobre as três irmãs: Cloto, Láquesis e Átropos. Cada uma delas tinha uma função no trabalho de tecer. Cloto era a fiandeira, tecia o fio da vida. Láquesis era a mediadora, determinava o tamanho do fio e o enrolava, determinando também a qualidade de vida de cada um. Átropos era quem cortava e coloca o ponto final na trajetória de cada um.

2 – Estavam acima dos deuses

As Moiras teciam a vida de cada indivíduo dentro de uma caverna e ninguém poderia intervir em seu trabalho. Nem mesmo Zeus. Além disso, assim como a mãe, elas eram domadoras de homens e deuses.

3 – O processo de tecer é ligado a vida

O ato de tecer e de enrolar o fio na roda da fortuna, está intimamente ligado à vida de cada um. Quando o fio está na parte superior, a vida costuma ser boa e a sorte também. Diferente de quando está na parte interior, o que condiz muito com aqueles baixos da vida. E dessa forma, a vida segue com seus ciclo de altos e baixos.

4 – Moiras na mitologia romana

Na mitologia romana, as Moiras eram conhecidas como Parcas. Também eram filhas da Noite e representavam a antiguidade e o destino de cada um.

5 – Nada de livre arbítrio

Para os gregos, que acreditavam fervorosamente na existência das Moiras, não existia livre arbítrio. Tudo que acontecia em suas vidas era definido pelas irmãs destino.

6 – Úpermoira

A úpermoira era uma sina que a pessoa atraia para si caso levasse uma vida cheia de pecados. Ela é a única das Moiras que poderia ser evitada.

7 – Papel importante nas guerras

Pode parecer que não, mas as Moiras tinham um papel importante nas guerras. Afinal, era responsabilidade delas cortar os fios da vida. Eram as irmãs do destino quem definia quem viveria ou não.

E você, já viu as Moiras representadas em quais filmes ou séries? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos.

15 fotos antigas e raras que nunca foram para o jornal da época

Previous article

Senhor faz serenata todos os dias para esposa com Alzheimer

Next article

Comments

Comments are closed.