Submundo da Terra é mais profundo e vivo do que imaginado

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesfevereiro 10, 2025

Quando se pensa em diversidade na Terra, a primeira coisa que vem à mente são as inúmeras paisagens vistas ao redor do mundo. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existe o submundo da Terra, enterrado embaixo dos nossos pés, que desafia tudo o que era imaginado a respeito dos limites da vida.

Para saber mais sobre esse mundo oculto, uma equipe internacional de cientistas fez um censo dessa vida subterrânea durante oito anos. Nesse trabalho eles coletaram amostras de mais de 50 lugares, em volta do globo, e exploraram desde cavernas e aquíferos até fontes hidrotermais e fluidos de fraturamento hidráulico.

Como resultado, eles descobriram que, a mais de  4.375 metros, existem microrganismos que prosperam tanto na terra como no fundo do mar. Esse resultado surpreendeu porque, antes, o imaginado era que conforme a profundidade aumentasse, a vida se tornaria mais escassa pela falta de energia. Contudo, a realidade é bem diferente.

“Em alguns ambientes subterrâneos, a diversidade microbiana é muito alta ou maior do que na superfície”, explicou Emil Ruff, ecologista microbiano da Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI).

Submundo da Terra

Meteored

Enquanto na superfície do planeta a vida segue um ritmo acelerado por conta da luz solar e da abundância de recursos, no submundo da Terra a realidade é outra. Como não existe luz, os micróbios retiram energia do ambiente de formas impressionantes. Como por exemplo, aproveitam hidrogênio, metano, enxofre e até radioatividade, além de depender dos restos mortais dos companheiros, sejam eles vivos ou mortos.

Entretanto, o que mais surpreendeu os cientistas foi o ritmo de vida no submundo da Terra. Para se ter uma noção, à medida que na superfície uma bactéria se divide em questão de minutos, no submundo, algumas células se reproduzem somente uma vez a cada mil anos.

Outro descoberta foi que a biodiversidade subterrânea não segue as mesmas regras em todos os lugares. Por exemplo, em um ecossistema marinho, a diversidade bacteriana foi bem alta, ao passo que na terra o domínio pareceu ser dos micróbios Archaea. 

Ao contrário do que parece, os ecossistemas da superfície e submundo da Terra não são, totalmente, separados, na realidade eles formam um contínuo de vida com capacidade de adaptação a condições extremas.

Embora o estudo feito sobre o submundo da Terra seja extenso, ainda existem lacunas que precisam ser preenchidas. Ou seja, a história da vida subterrânea ainda tem muitas páginas a serem escritas.

Fonte: Meteored

Imagens: Meteored

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...