Curiosidades

TBT: entenda a história da hashtag

0

Você já se perguntou sobre a história da hashtag TBT? Muito usado nas redes sociais, o termo tem origem nas palavras Throwback Thursday, que podem ser traduzidas como “retorno à quinta-feira”. Nesse dia, é comum serem postadas algumas lembranças.

Enquanto isso, a Hashtag, simbolizada pelo uso do jogo da velha “#”, é utilizada para marcar a palavra, colocando a postagem catalogada junto com outras que também utilizam a mesma hashtag.

Quando surgiu a expressão TBT?

Reprodução

Segundo o site Know Your Meme, que pesquisa sobre termos e memes que se tornaram popular, a expressão TBT surgiu em 2003, mas ficou popular em 2006.

Nesta época, o premiado ilustrador e animador americano, Saxton Moore usou throwback thursday em seu blog. A postagem era sobre uma série de postagens que mostram sua releitura para desenhos animados clássicos. 

O ilustrador, que já colaborou com o Cartoon Network, Nickelodeon e Hasbro Toys, postou sua versão do Pica-Pau, que serviu como uma das postagens da sua série. Todas as quintas era realizado um post com o termo Throwback Thursday.

Enquanto isso, nas redes sociais, existem duas teorias sobre o surgimento da hashtag. A primeira foi em 2007, quando uma uma blogueira postou uma imagem de bebês no Twitter. Já a segunda, em 2008, foi em um post com a expressão “#throwbackthursday”, para representar saudades de uma música.

Porém, a expressão dominou o mundo em 2012, quando a família Kardashian começou a utilizar #tbt com frequência ao publicarem fotos nas redes sociais. Após isso, muitas pessoas começaram a usar a hashtag, que é popular até os dias atuais.

Como usar a hashtag TBT

A sigla possui grande popularidade em todas as redes sociais, entre elas destaca-se o Twitter, Facebook e Instagram. Vale lembrar que o dia recomendado para uso da hashtag é quinta-feira.

Mesmo que no início o #TBT fosse utilizado em fotos antigas, atualmente é utilizada em fotos recentes também. Para utilização da hashtag o evento pode ter acontecido anos atrás ou até mesmo um dia antes.

Criação da Flashback Friday

Após a popularização do TBT surgiu uma nova hashtag, a #FBF. A nova sigla é uma abreviação de Flashback Friday, podendo ser traduzida por “voltar rapidamente para sexta-feira”. Contudo, a FBF não possui a mesma aclamação que a tradicional TBT.

Variação da hashtag TBT para as quarta-feiras (WBW)

Assim como as duas hashtag citadas anteriormente, a Wayback Wednesday também pode ser utilizada para postagens de lembranças. Traduzida de forma literal como “de volta para quarta-feira”, essa é mais uma das variações do queridinho TBT.

Fonte: Pague Menos, Hardware

As cidades mais perigosas do mundo

Matéria anterior

Fatos surpreendentes sobre o corpo humano

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos