Ter muitas aftas pode indicar que você tem um doença grave

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      18/04/18 às 17h05

Úlcera oral, úlcera aftosa, ou simplesmente aftas são lesões que ocorrem na mucosa oral. Esse tipo de lesão são benignas e não costumam apresentar problemas maiores do que o desconforto proporcionado. Especialistas referem-se à afta como uma "lesão própria", pois não é causada por fungos ou bactérias nem quaisquer outros microrganismos. Mas não se engane, aftas também pode ser sintoma de uma doença auto-imune.

Alguns casos a aftas foi reconhecida como manifestações de males que atingem o estômago, e essa lesões também podem indicar a presença de vírus, como o do herpes, ou até mesmo outras doenças, que fazem o sistema imunológico ficar fraco e destruindo tecidos saudáveis do corpo. Caso de HIV, Doença de Behçet, Lúpus e Doença de Crohn.

"O verdadeiro problema se encontra ao fato das pessoas demoraram muito a procurar um médico, pois acreditam que a afta não é uma coisa grave. E conforme o tempo passa, você corre o risco de ver esses males avançarem em seus órgãos", fala Valéria Valim, reumatologista e professora da Ufes.

"Receitas caseiras, como o uso de bicarbonato de sódio, podem piorar a situação. Além das prescrições do especialista, o paciente só deve cuidar da alimentação, evitando itens ácidos ou muito condimentados. Evitar assim machucar a boca ao comer e escovar os dentes", orienta a dentista Cláudia Fugita.

Quando devo procurar um médico?

Se você está com afta indolor no céu da boca, com lesões na pele, o mais aconselhável é que você procura um médico urgentemente. Esse tipo de sintoma está relacionada a Doença de Lúpus, que atinge cerca de 0,1% da população brasileira. O Lúpus é uma doença crônica em que as células do sistema imunológico atacam órgãos e tecidos, como se fossem vírus ou bactérias perigosas. Pode causar danos à pele, articulações, rins, sistema nervoso e sistema circulatório principalmente.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Minutosaudavel     Gazetaonline     VIx     extraglobo  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+