Teste: a sua ordem de nascimento define quem você é?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      21/10/14 às 19h36

Você sabia que a ordem que você ocupa na cronologia de nascimentos da sua família pode ser determinante para a sua personalidade? Isso porque, de acordo com a Psicologia, é possível definir os arquétipos do irmão mais novo, velho e do meio, que geralmente são reflexos da posição social familiar ocupada. Ficou difícil de entender? Então vamos dar um exemplo prático:

Você está prestes a dar uma festa na sua casa, com seus dois irmãos ou irmãs, e vocês três são adultos. Qual desses 3 modos de operar mais combina com você?

1) Você já tem tudo planejado, do lugar onde as bebidas vão ser pedidas até os itens como o Super Bonder e os panos de prato para limpar a casa na manhã seguinte, que, inclusive, você quer manter o mais organizada e limpa o possível.

2) Você gravou as músicas de última hora e nem sabe se alguém está levando um aparelho de som, mas espera que tudo dê certo no final. Ah, talvez você tenha se esquecido de convidar um pessoal da lista também, então melhor fazer isso rápido.

3) Você adorou ter sido convidado para a festa e não vai levar nada além do seu carisma. Está torcendo para que a comida e bebida festa sejam boas e para que os convidados sejam legais. Você também ainda não sabe direito o horário de início, ainda que seja na sua casa.

Como o bom leitor percebeu, a ilustração está em ordem crescente, ou seja, do irmão mais velho para o mais novo. Agora a explicação racional para esses estereótipos depende tanto dos pais quanto dos próprios filhos. Isso porque, para os pais, o primogênito sempre será o mais mimado, vigiado e "frágil", já que é fruto da primeira gravidez e de pais de primeira viagem, que podem ter cometidos erros e exageros na criação.

Já no segundo e terceiro filhos, a criação tende a ser mais "solta", em especial para o caçula, quando os pais já estão velhos e os filhos mais velhos ajudam a cuidar do novo bebê. Por isso, o filho mais velho acaba sendo o realizador - que é visto pelos pais como o que conquistará grandes coisas - o do meio é o pacificador, geralmente dominado (e talvez até vivendo na sombra) do primogênito, enquanto o mais novo, livre desse conflito, fica livre para se tornar um brincalhão sedutor, sempre atrás de atenção dos pais e irmãos.

Female_toddler_looking_at_older_brother,_China,_ca.1917-1923_(IMP-YDS-RG224-OV1-0000-0053)

Também, como no "teste" acima, os comportamentos de responsabilidade e autonomia serão diferenciados: o primogênito terá mais a ver com outros primogênitos do que com seus próprios irmãos, por ter crescido como um filho único e ser responsável e maduro. Seus atos serão visto como conquistas e, querendo ou não, ele sempre será o "filho especial" dos pais, já que foi o primeiro a nascer.

bart-simpson-ftr

Já o irmão do meio tende a ser o pacificador, por atuar como ponte entre o irmão mais velho e novo. Geralmente cheio de amigos e justo, o irmão do meio é compreensivo e não disputa a atenção dos pais com os irmãos. Podem ser negociadores ou vendedores natos, e geralmente irmãos mais velhos e do meio tendem a não gostar das mesmas coisas - afinal, antes do caçula, eram basicamente rivais.

Lisa-Pink-Dress-Wallpaper-lisa-simpson-6807822-1280-1024

Já o caçula, com todo mundo cuidando dele e vendo-o como o bibelô da família, geralmente tem tudo fácil e acaba se tornando uma espécie de animador de festas. Com mais liberdade, os caçulas aprendem a lábia e a sedução cedo, já que a segurança e carinho da família geram uma sensação de auto segurança bastante sólida. Geralmente acabam se tornando comediantes, atores, músicos, escritores e outras profissões ligadas ao entretenimento.

466001

Mas e o filho único? Bom, ele pode ter características dos três tipos, mas geralmente será mais parecido com o primogênito, que temporariamente é sempre um filho único. Sendo tratado como adulto, mas mimado, geralmente o filho único é racional e sabe conversar bem, e a solidão o fará engenhoso, criativo e independente.

E aí, combinou com você? Não deixe de conferir outros testes, como o das cores e da percepção social. Com certeza você vai gostar deles!

 

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+