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Tratar bem um chatbot pode melhorar o desempenho dele, mostra estudo

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A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que possibilita que máquinas adquiram conhecimentos por meio de experiências, se adaptem às condições e consigam desempenhar tarefas como os seres humanos. Uma delas é o chatbot, um software que tenta simular um ser humano em bate-papo. Ele pode conversar a respeito de praticamente qualquer assunto.

Por ser uma inteligência como uma pessoa, várias vezes quem o usa pode acabar se confundindo e tratando o chatbot como se fosse uma pessoa. Mas será que dizer por favor também funciona com robôs?

Essa questão tem se tornado mais popular na internet nos últimos meses. Por conta disso, muitas pessoas estão fazendo testes com algum chatbot e os resultados disso surpreenderam. Foi visto que a inteligência artificial realmente reage melhor quando ela é tratada com educação.

Chatbot

Reverchat

Há seis meses, esse tópico foi um assunto visto no fórum Reddit. E em novembro do ano passado, os cientistas da Microsoft, da Universidade de Pequim e da Academia Chinesa de Ciências descobriram que os chatbots em geral têm um desempenho melhor quando são tratados de uma maneira que transmita urgência ou importância.

Esses pesquisadores fizeram vários testes e conseguiram identificar melhores respostas dadas pelo ChatGPT quando eles escreveram coisas como “É crucial que eu seja entendido” ou “Isso é muito importante para minha carreira”.

O ChatGPT não foi o único caso. Tanto é que uma equipe da Anthropic, que é uma startup de IA, evitou que o seu chatbot chamado Claude desse respostas preconceituosas com um pedido para que esse robô  “realmente, realmente, realmente” não fizesse isso.

Uma descoberta feita pelos cientistas do Google foi que dizer a um grande modelo de linguagem para “respirar fundo” fez com que ele resolvesse de forma melhor os problemas matemáticos que eram desafiadores.

No próprio Reddit um usuário disse que um robô agiu melhor depois de ele ter prometido um prêmio de 100 mil dólares.

Esse tipo de interação com o chatbot está sendo chamado pelos cientistas de “instruções emotivas”. De acordo com eles, é bem fácil confundir as coisas por conta das formas humanas convincentes que os chatbots conversam e agem.

Mesmo assim, os pesquisadores garantem que as máquinas não têm emoções. Eles também ressaltam que os modelos generativos de IA não têm realmente inteligência real. Eles são sistemas estáticos que conseguem prever palavras, imagens, fala, música ou outros dados conforme determinado esquema.

Por que o desempenho é melhor?

SBC horizontes

De acordo com Nouha Dziri, pesquisadora do Instituto Allen de IA, o motivo está no treinamento que esses LLMs passam.

“Os modelos são treinados com o objetivo de maximizar a probabilidade de sequências de texto. Quanto mais dados de texto eles veem durante o treinamento, mais eficientes eles se tornam na atribuição de probabilidades mais altas a sequências frequentes. Portanto, ‘ser mais gentil’ implica articular suas solicitações de uma forma que se alinhe com o padrão de conformidade no qual os modelos foram treinados, o que pode aumentar a probabilidade de entregar o resultado desejado”, disse ela.

Ainda de acordo com ela, o bom desempenho da IA generativa está relacionado de forma direta com o prompt, que é o comando de texto que a pessoa dá para o chatbot fazer alguma tarefa. A pesquisadora também pontuou que a IA precisa evoluir muito para que ela não tenha reação a essas “instruções emotivas”.

“Descobrir o prompt perfeito que alcançará o resultado pretendido não é uma tarefa fácil e é atualmente uma questão de pesquisa ativa. Minha esperança é que desenvolvamos novas arquiteturas e métodos de treinamento que permitam aos modelos compreender melhor a tarefa subjacente sem precisar de tais prompts específicos. Queremos que os modelos tenham um melhor senso de contexto e entendam as solicitações de uma forma mais fluida, semelhante aos seres humanos, sem a necessidade de uma ‘motivação’”, concluiu Dziri.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Reverchat, SBC horizontes

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