Notícias

Trem passa ao lado de floresta pegando fogo na Espanha e passageiros ficam tensos

0

Com emoção ou sem emoção? Passageiros de um trem na Espanha provavelmente não escolheram uma viagem com emoção, mas foi isso que tiveram. Isso porque passaram perto de incêndios que atingiram o interior do país na última segunda-feira (18).

O veículo saiu de Madri e estava indo para Ferrol quando passou por florestas em chamas na região de Zamora, no noroeste da Espanha. Assim, um dos passageiros, Francisco Seone, gravou imagens de dentro do trem. Mais tarde, ele contou que os passageiros tiveram momentos de pânico quando o trem parou perto do fogo. Então, depois de alguns minutos, a locomotiva continuou sua viagem.

Incêndios atingem Europa

Incêndio na Europa

EPA

Milhares de bombeiros estão lutando para controlar os incêndios florestais em Portugal, Espanha e no sudoeste da França. Isso em meio a uma onda de calor que está causando mortes.

No norte de Portugal, um piloto morreu depois de uma queda de avião que ajudava no combate aos incêndios na região de Foz Côa, perto da fronteira com a Espanha. Na região de Gironde, na França, o incêndio devasta diversas áreas, forçando a evacuação de mais de 12 mil pessoas.

Já no sul da Espanha, perto da Costa del Sol, cerca de 2,3 mil pessoas tiveram que fugir de um incêndio nas colinas de Mijas. Ashley Baker, um britânico que vive em Mijas, contou à BBC que o fogo parecia mais ameaçador na sexta-feira (15). Porém, desde então, o vento afastou as chamadas da região.

Autoridades usam aviões para espalhar uma substância retardadora de fogo, enquanto helicópteros se deslocam pela costa, coletando água do mar para jogar nos focos de incêndio.

“Há cerca de 40 casas em nossa área, todos estavam muito nervosos, do lado de fora ou nas varandas assistindo”, disse Baker.

“Mesmo agora há incêndios no topo das montanhas. O fogo se afastou daqui, estou muito aliviado. Quando você mora nas colinas, é muito assustador.”

França

Enquanto isso, no sudoeste da França, perto da costa atlântica, um morador local descreveu as cenas como “pos-apocalípticas”. “Nunca vi isso antes”, disse Karyn, que mora perto de Teste-de-Buch, à agência AFP.

O incêndio nessa região e ao sul de Bordeaux devastou quase 10 mil hectares (100 quilômetros quadrados ou cerca de 10 mil campos de futebol). Portanto, uma equipe grande de bombeiros foi acionada, com aproximadamente 3 mil pessoas.

Christophe Nader e seu genro estão em um abrigo perto de La Teste-de-Buch, depois que foram forçados a abandonar a casa na aldeia de Cazaux, levando só a roupa do corpo.

Assim sendo, Nader disse à BBC que espera voltar para resgatar seu gato. Vale destacar que os resgates de animais estão sendo organizados, mas avançam em ritmo lento, segundo informações de Jessica Parker, da BBC. No mesmo abrigo temporário há centenas de outras pessoas.

Manon Jacquart/BBC

“Tudo foi tão rápido — o fogo também foi enorme, enorme”, disse Manon Jacquart, 27, à BBC. Ela foi evacuada da área de acampamento em que trabalha na manhã de quarta-feira (13) e está dormindo em um abrigo perto de La Teste-de-Buch, na costa oeste da França.

A situação dos incêndios está preocupante por conta da onda de calor que atinge a Europa, com temperaturas que chegaram a 47ºC em Portugal e acima de 40ºC na Espanha. Isso porque a temperatura elevada deixa o campo seco, perfeito para o fogo se espalhar rapidamente.

Por conta desse calor, mais de 300 pessoas já morreram, segundo a agência de notícias espanhola. Efe. Gemma Suarez, uma agricultora espanhola evacuada de Casas de Miravete, chorou ao dizer à agência de notícias Reuters: “Que noite. Não dormimos a noite toda. Uma assistente social veio me ver para buscar meu tio idoso. Passamos a noite em Navalmoral, mas não dormimos nada. Nunca vi um incêndio tão grande.”

Fonte: G1

‘Lugar mais estéril do planeta’ onde se busca matéria escura

Artigo anterior

Ricky Martin comparecerá a tribunal de Porto Rico devido a ordem de restrição

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido