Curiosidades

Tremor de terra é sentido em Natal e cidades do litoral norte do RN

0

Terremotos ocorrem em vários lugares do mundo todos os anos. Alguns, de proporções massivas, acabam chamando atenção da mídia, devidos aos grandes estragos que eles acabam causando, enquanto outros sequer são sentidos, a não ser pelos sensíveis aparelhos que os cientistas utilizam para estudá-los. Contudo, um tremor foi sentido em Natal e nas cidades do litoral norte do Rio Grande do Norte.

O tremor de terra de magnitude 3.7 foi registrado pelo Laboratório de Sismologia da UFRN às 16h05 do último domingo, no Rio Grande do Norte. O epicentro desse tremor aconteceu no Oceano Atlântico, mas ele foi sentido em todo o litoral norte e em Natal.

Tanto que vários moradores da região usaram suas redes sociais para relatar que sentiram a terra tremer. “Gente, Natal Tremeu! Segunda vez na vida que eu sinto um tremor de terra por aqui. A primeira, em 2010, foi mais forte.”, postou Brenno Marx. “Janelas balançando. Sofá vibrou bastante”, comentou outro.

Tremor

G1

Segundo a empresária Helena Duarte, ela estava na sua casa, no bairro Candelária, Zona Sul de Natal, quando sua cama tremeu. “Eu estava deitada assistindo um filme quando senti a cama tremer. Como essa não foi a primeira vez que eu senti um tremor aqui em Natal, não me assustei. Foi bem sutil, de leve, mas é curioso”, contou.

Como Helena disse, esse tremor não foi o primeiro a ser sentido em Natal. Em julho de 2021, o Laboratório de Sismologia da UFRN também registrou um tremor de magnitude 3.5 no litoral. Na época, ele também foi sentido pelos moradores de Natal e de outras cidades do estado.

Em 1986, aconteceu o maior tremor de terra já registrado no Rio Grande do Norte. No dia 30 de novembro, o abalo sísmico foi de magnitude 5.1. Por conta disso, casas desabaram e milhares de moradores deixaram a cidade de João Câmara.

No último domingo, ocorreram dois tremores. O primeiro às 16h05 e o segundo foi registrado às 0h34 com uma magnitude preliminar de 2.4. De acordo com os dados do Laboratório de Sismologia da UFRN, esse tremor de terra foi sentido por moradores das regiões de Maxaranguape e Maracajaú.

Terremotos

Os terremotos são fenômenos naturais também conhecidos com abalos sísmicos. Tremores repentinos de intensidades variadas ocorrem para liberar energia do interior da Terra, gerando ondas que se propagam até a superfície. Eles acontecem geralmente em regiões de instabilidade geológica ou nas bordas de placas tectônicas, o que pode causar diversos danos socioambientais.

Para medir a intensidade deste tipo de evento sismológico, utiliza-se a escala Richter, desenvolvida por volta de 1935 e que, até os dias atuais, ainda é utilizada. Os abalos sísmicos são elencados em magnitudes que vão de 1 a 9 de acordo com a energia mecânica que liberam. Tremores derivados da ação do homem, como implosões de rochas por exemplo, não são considerados terremotos.

As ondas liberadas em um evento como um terremoto não são iguais. Dentre as mais comuns, existem as ondas primárias e as secundárias. Dessa forma, a escala pode ser aplicada de acordo com as características do terremoto registrado.

Reunindo dados coletados pelo Serviço Nacional de Meteorologia e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA, foi criado um mapa animado que mostra em ordem cronológica todos os terremotos já registrados desde 1 de janeiro de 2001 até 31 de dezembro de 2015.

O tamanho dos círculos mostram a magnitude dos terremotos que ocorrem em cada uma das partes do vídeo. A alternância de cores representa a profundidade do terremoto em questão.

Mesmo que nós brasileiros tenhamos a sorte de não termos esse tipo de desastre natural em nosso país, às vezes, um tremor de terra grande pode ser sentido, mesmo que brandamente, como foi visto no Rio Grande do Norte.

Fonte: G1

Imagens: Twitter, YouTube

‘Viúva negra’ cósmica é a estrela de nêutrons mais pesada

Artigo anterior

Porco de colete salva-vidas chama a atenção em praia de Florianópolis

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido