Natureza

Porco de colete salva-vidas chama a atenção em praia de Florianópolis

0

Um porco de colete salva-vidas chamou a atenção ao entrar no mar na praia do bairro de Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, no domingo (31).

O animal parecia estar descansando na beira da praia e foi flagrado por Levi Schimitt Silveira, que visitava a região.

“Todo mundo meio chocado. Aparentemente, o porquinho era bem habituado a ir para a água”, contou.

De acordo com Levi, o animal pertencia a um casal que estava na região. Além disso, algumas pessoas que almoçavam no local chegaram a interagir com o porco.

“A única coisa que eu ouvi é que eles [casal tutor] tinham batido umas fotos com ele ali perto da igreja”, contou.

Já para o biólogo Gilberto Duwe, o porco estar com colete salva-vidas mostra que tiveram cuidado com o animal, já que existe risco de afogamento.

“Não sei se os porcos chegam a nadar, então, se ele está com colete, consegue respirar. O problema é se não tem o colete, porque pode acabar se afogando”, explica.

O biólogo acredita que o porco deve ser um animal de estimação. “Provavelmente é um pet. Devem ter levado junto para ele poder brincar e acabaram vestindo o colete para proteger o bichinho”, diz.

Veja abaixo o vídeo do animal na praia:

 

Lei proíbe animais na praia

O artigo 8º da lei municipal complementar nº 94, de 18 de dezembro de 2001, que fala sobre a prevenção de zoonoses, afirma que é “expressamente proibida a presença de cães, gatos ou outros animais em praias a qualquer título”.

Caso no México

Foto: Reprodução/Twitter/@Julianzacariasc

Em fevereiro, foi noticiado que uma ninhada de porcos órfãos invadiu uma praia na costa do México. Os animais roubaram o coração de moradores e turistas.

A Praia do Porco, localizada em Progreso, uma cidade costeira da Península de Yucatán, foi criada em agosto de 2021 logo após as autoridades locais encontrarem e resgatarem oito leitões junto com sua mãe.

Os filhotes tinham apenas dois dias de idade. Quando a mãe morreu, a Polícia Ecológica do Progresso acolheu os porquinhos e transferiu os leitões para uma praia.

De acordo com matéria do G1, todos os dias, ao meio-dia, os porcos são retirados do curral para nadar, explorar e interagir com os turistas.

“Quando eles não querem mais estar na água, nós os levamos para a cabana e os banhamos com água limpa. Sua comida, frutas e legumes estão prontos para eles”, contou à Reuters o oficial da Polícia Ecológica de Progreso, Diego Leon.

“Nós os secamos e esfregamos loção corporal ou óleo de coco na pele, para que fiquem confortáveis. Depois os levamos de volta para o cercado.”

Na época, foi informado que os porcos continuarão na praia até que estejam totalmente crescidos. Em seguida, eles serão levados para um espaço diferente que possa abrigar animais maiores. 

No entanto, os cuidadores esperam reproduzi-los logo para que seus filhos também possam visitar a Praia do Porco.

Pitbulls são flagrados soltos e sem focinheiras em Praia do Rio de Janeiro

Foto: Yohan Cho/ Unsplash

Além do porco, dois pitbulls foram flagrados circulando livremente pela Praia do Arpoador. O registro foi feito na Zona Sul do Rio de Janeiro, no fim de semana do dia 23 de julho. 

A praia estava cheia, inclusive com crianças que estavam brincando perto dos animais. Os cachorros subiram e desceram das pedras, sem coleira.

Vale lembrar que no Rio de Janeiro, desde 2015, é proibido em todo estado que cães de raças como pitbull, fila, doberman e rottweiler andem soltos. Esses animais devem estar com enforcador e focinheira. Além disso, eles só podem ser conduzidos por pessoas com mais de 18 anos.

O dono de animais dessa raça deve ser responsabilizado em caso de danos provocados pelos cachorros.

Um guarda municipal foi acionado na praia, na hora, no entanto, ele afirmou que não poderia agir.

A Guarda Municipal disse que não pode aplicar multa, mas que os agentes devem orientar os tutores dos animais. Além disso, os donos dos cães podem ser conduzidos para a delegacia. 

A entidade ainda afirmou que vai ressaltar a recomendação para as equipes do local.

Fonte: G1

Tremor de terra é sentido em Natal e cidades do litoral norte do RN

Artigo anterior

Distúrbio leva pessoas a praticarem atos sexuais dormindo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido