Natureza

Tucano vai beber água em rio mas acaba sendo atacado por jacaré

Jacaré atacando tucano
0

Um tucano estava vivendo sua vida normalmente, foi até a beira de um rio, tomou água e nunca mais viverá para ver o sol nascer. Isso porque ele virou almoço de um jacaré no Rio Miranda. O responsável por capturar o momento chocante foi Edir Alves, que explicou que o encontro mortal dos animais aconteceu na Fazenda San Francisco Pantanal, em Miranda, Mato Grosso do Sul.

“Lei da natureza, todo cuidado é pouco para os predadores de plantão!”, disse o fotógrafo. Assim sendo, Edir contou que o momento foi capturado durante um passeio de lancha com turistas no Pantanal. Apesar de trabalhar há nove anos no ramo do ecoturismo, o fotógrafo e guia relata que o registro de algo do tipo é “raro”.

“Jacarés predam basicamente peixes, então isto é muito incomum. Muito azar do tucano em tentar saciar a sede justamente onde estava o jacaré. É bem difícil conseguir uma foto do tucano bebendo água como mostra na imagem, e ver o jacaré predando e registrando a cena é mais raro ainda”.

Jacaré atacando tucano

Reprodução/ Edir Alves

Os registros do fotógrafo foram compartilhados em uma rede social e fizeram sucesso. “Sou apaixonada pelo tucano, mas a lei da natureza é dos mais fortes”; “Que momento incrível, belas imagens”, comentaram alguns internautas.

Além disso, há poucos dias, Edir também capturou dois filhotes de onça-pintada saindo de um lago no Pantanal de Mato Grosso do Sul.


Onça de pequeno porte caça jacaré maior que ela

Gustavo Gaspari

O Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre, presenciou uma cena surpreendente recentemente. Desse modo, na divisa dos municípios de Poconé e Barão de Melgaço, flagrou-se uma onça caçando um jacaré maior do que ela para alimentar seus filhotes. A cena ocorreu por volta do horário do pôr do sol no Pantanal Mato-grossense.

O responsável pelo registro foi o biólogo Gustavo Gaspari, junto com outros três fotógrafos, naturais do Rio de Janeiro. Embora o registro seja do final do ano passado, ela só foi divulgada nesta semana nas redes sociais.

Assim sendo, o local, que estava cheio de turistas, não atrapalhou a onça mãe, que estava focada em alimentar seus filhotes. Ela atacou o jacaré, que tinha um corpo maior que ela e então levou os restos para seus filhotes.

De acordo com o responsável pelas imagens, Gustavo, ela é uma das menores onças fêmeas da região, chamada de “Ague” ou “pequena grande mãe”. “Ela é chamada assim porque é uma onça bem pequena para caçar os bichos que caça”, explicou.

Ainda de acordo com o fotógrafo, Ague tem dois filhotes. Nesse dia em específico, ele se lembra que todos que presenciaram a cena da caça ficaram empolgados com a agilidade da onça mãe. Ele também conta que a onça deve pesar entre 60 e 80 quilos.

Parque Estadual Encontro das Águas

O Parque Estadual Encontro das Águas é considerado um dos maiores abrigos de onças-pintadas do mundo. Localizado entre os rios Cuiabá e Piquiri, em Porto Jofre, na divisa dos municípios de Poconé e Barão de Melgaço, o parque é de ecoturismo.

Assim, os visitantes podem passear de barco pelo local enquanto fazem o monitoramento das onças por meio de fotos e vídeos, assim como fez Gustavo e os demais fotógrafos.

Ao todo, o Parque Estadual Encontro das Águas possui 108 mil hectares de extensão. Dessa forma, os guias locais explicam que o melhor período para observar as onças é entre os meses de julho e final de setembro. Isso porque, durante a seca, os felinos se encontram mais próximos das margens dos rios, em busca de água e de alimento. Com isso, é mais fácil observá-los e capturar momentos incríveis.

Fonte: G1

Japão quer que os moradores de Tóquio apaguem as luzes

Matéria anterior

Hospital em que Klara Castanho ficou internada abre sindicância para apurar vazamento de dados sigilosos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos