Entretenimento

Tupac Shakur: o mistério de sua morte

Tupac Shakur
0

Algumas figuras do entretenimento acabam tendo um final muito chocante e até misterioso. Pessoas do mundo todo se juntam para lamentar e até conspirar sobre o que pode ter acontecido com as celebridades, transformando-as em lendas. Foi isso que aconteceu com Tupac, rapper de sucesso que faleceu há 25 anos. 

Os Estados Unidos passaram as últimas duas décadas tentando entender porque o artista brilhante foi palco de tiroteio em Las Vegas tendo só 25 anos. No dia 13 de setembro de 1996, Tupac Shakur faleceu. Já haviam se passado seis dias desde que um atirador mirou em seu peito 4 vezes. Mas como ele chegou naquela situação?

Tupac Amaru Shakur

Tupac Shakur

AP

Tupac Amaru Shakur nasceu no dia 16 de junho de 1971, em Nova York. Afeni Shakur, sua mãe, o batizou com esse nome em homenagem ao líder indígena peruano que foi executado em 1781, depois de se revoltar contra o domínio espanhol. Ele era descendente do último governante inca.

Dessa maneira, Afeni era uma integrante dos Panteras Negras, tendo participado dos principais julgamentos dos membros do grupo, sendo inocentada de todas as acusações.

Já o pai, padrasto e padrinho de Tupac, também foram Panteras negras, sendo eles Billy Garland, Mutulu Shakur e Elmer “Geronimo”. Então, desde criança, Tupac vivia tendo contato com ativistas políticos e músicos. Aos 13 anos de idade, sua família se mudou para Baltimore.

Na escola, sua melhor amiga era Jada Pinkett, que hoje é chamada de Jada Pinkett Smith, atriz e esposa de Will Smith. Tupac se destacava nas aulas de teatro, estudava poesia e literatura e fazia parte das atividades musicais.

Carreira de Tupac

A sua carreira musical começou no ano de 1989, mas, nessa época, Tupac usava o nome Mc New York. Um ano depois, ele foi contratado pelo grupo Digital Underground e, em 1991, lançou seu primeiro single, já com seu nome 2pac.

Em novembro do mesmo ano, ele lançou seu primeiro álbum, que tinha como foco o conteúdo social. Ele falava do cotidiano da população jovem e negra, racismo, drogas e gravidez na adolescência. 

Esse álbum chegou a ganhar um disco de ouro. Em 1993, ele lançou seu segundo álbum, agora com diversas participações especiais. Ele também estreou em três filmes, em apenas quatro anos desde seu primeiro single.

Prisão

Em fevereiro de 1995, Tupac foi preso por abuso sexual, com uma pena de 18 meses. Sua condenação foi agravada por ter sofrido condenação por disparo de arma de fogo e agressão. Essa prisão foi um divisor de águas em sua vida.

Dessa forma, todas as circunstâncias motivaram a criação do que muitos chamam de seu álbum mais introspectivo, também considerado uma das maiores obras da história do hip hop.

A prisão o deixou mais agressivo e angustiado com o futuro financeiro da sua família. Além disso, ele se colocou em uma disputa muito maior entre a costa oeste e a costa leste dos Estados Unidos. Essa rivalidade foi incentivada por realidades diferentes, disputas pessoais e também por marketing.

Leste vs Oeste

Tudo começou quando o rapper Tim Dog, de Nova York, gravou uma música com provocações ao NWA, grupo de maior sucesso da costa oeste. Eram duas gravadoras, em Nova York, a Bad Boy Records, de Sean Combs.

Já em Los Angeles era a Death Row Records, do Dr Dre e Suge Knight. Sean Combs já havia tentado contratar o Tupac e, em 20 de novembro de 1994, o artista foi assaltado e baleado. Para ele, o dono da gravadora e o rapper Notorious BIG, contratado da Bad Boy Records e amigo pessoal de Tupac, estavam envolvidos.

Ainda preso, Tupac procurou Suge Knight, da Death Row Records, que pagou sua fiança de 1,4 milhão de dólares. Como troca, Tupac iria assinar com sua gravadora, a rival de Sean Combs.

Assim, a rivalidade se intensificou cada vez mais, já envolvendo as principais gangues de cada região. Em 7 de setembro de 1996, o artista foi assistir a uma luta do Mike Tyson. No hotel, alguém da turma de Tupac encontrou Orlando Anderson, membro dos Crips, gangue da costa leste.

O momento fatal

Uma discussão se iniciou e um homem acabou sendo agredido, logo Tupac entrou no carro de Suge Knight e, em um sinal de trânsito, um Cadillac branco parou ao lado do carro. Doze tiros foram disparados no lado de Tupac, que foi atingido por quatro deles, enquanto Suge Knight foi atingido por estilhaços. Até hoje, não se sabe quem foi o assassino nem quem foi o mandante.

Alguns dizem que foi Orlando Anderson, por vingança pessoal, ou uma ordem de gangue, seja por Crips ou por Sean Combs e Notorious BIG. São muitas teorias, mas, para você, quem foi responsável pela morte de Tupac Shakur?

É possível desenvolver acidentalmente uma alergia a carne vermelha?

Artigo anterior

Esses filmes foram amaldiçoados?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido