Ciência e Tecnologia

Um antigo túmulo chinês revelou algo extremamente assustador

0

Recentemente uma nova espécie de primata foi encontrada ao lado de um membro da antiga família real chinesa. O animal, nomeado Junzi imperialis, foi identificado por meio de análise de partes de um crânio. No local também havia restos de outros animais. A descoberta foi feita no túmulo de Xia, avó de Qin Shihuang, o primeiro imperador da China unificada e que mandou criar a Grande Muralha da China. Estudiosos estimam que o animal teria vivido entre 2.200 e 2.300 anos atrás.

Há muito tempo os gibões eram considerados animais ‘nobres’ na China e eram vistos como animais de estimação. A antiga sepultura também continha os esqueletos de leopardos, linces, ursos, garças e alguns animais domésticos.

Ser humano e extinções

China

Atualmente, muitos primatas estão ameaçados de extinção, mas a ciência desconhece casos provocados diretamente pela atividade humana. E o Junzi imperialis pode ter sido o primeiro desse tipo.

Todos os primatas do mundo dos chimpanzés, gorilas e gibões estão ameaçados de extinção por causa da atividade humana, mas nenhuma espécie conhecida se tornou extinta como resultado da caça ou perda de habitat“, disse Samuel Turvey, pesquisador da Sociedade Zoológica de Londres. Entretanto, a descoberta do recentemente extinto Junzi muda isso e destaca a vulnerabilidade dos gibões em particular.

Hoje existem quatro gêneros de gibões que vivem na Ásia, incluindo o Namascus hainanus, considerado um dos animais mais ameaçados.

Thomas Geissmann, especialista em gibões da Universidade de Zurique, disse que o crânio é um “achado fantástico” e pode ser a primeira evidência de muitas outras espécies de gibões que costumavam habitar essa parte da China. “Eu não duvido por um segundo que é uma nova espécie e, provavelmente, um novo gênero“, disse ele.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

7 atores que deixaram séries famosas por motivos bizarros

Artigo anterior

7 poderes mutantes que ninguém quer ter

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido