Um ”vulcão de gelo” de 13 metros de altura surgiu no Cazaquistão
Tempo de leitura:2 Minutos, 46 Segundos

Um ”vulcão de gelo” de 13 metros de altura surgiu no Cazaquistão

O nosso planeta é extremamente vasto e uma enorme caixinha de surpresas. Isso ninguém pode negar. Tudo o que compõe essa enorme esfera é fascinante. Os eventos naturais que ocorrem por aqui nos deixam de cabelo em pé e intrigados. Vários deles nem conseguimos explicar e isso nos faz ir em busca de respostas em livros, jornais e artigos da internet.

Quando pensamos em vulcões nos lembramos daquelas formações rochosas que expelem lava. Eles podem ser encontrados em algumas partes do mundo. Além disso, podem ainda ser encontrados em outros planetas do Sistema Solar. E eles se formam quando as placas tectônicas se chocam e acabam surgindo os vulcões.

Os ciclos tectônicos permitem o surgimento dos vulcões. Eles têm ainda a duração de 300 milhões de anos, assim definindo ainda o tempo de atividade vulcânica, após o fim de um ciclo, após milhões de anos um novo pode começar.

Mas nesse inverno no Cazaquistão, as condições meteorológicas se alinharam e resultaram em uma torre de gelo de 13,7 metros de altura. Ela se formou a partir da água de uma nascente que jorra de uma planície gelada.

Vulcão de gelo

Essa torre apareceu na região de Almaty. Nesse lugar, as temperaturas são congelantes e significa que as planícies passam o inverno cobertas por uma camada espessa de gelo e neve.

O grande cone de gelo que foi formado foi chamado por alguns cientistas no passado de “vulcão de gelo”. Por mais que a forma seja parecida, eles são um fenômeno diferente dos vulcões de rocha que expelem lava.

Nesse caso, o gelo vem de uma fonte termal. A água salta para a atmosfera e congela quando volta para a superfície. Assim, com o passar do tempo, uma estrutura impressionante e oca é formada.

A torre de gelo se forma todos os anos no ano novo. E ela se torna um ponto turístico para os moradores locais. E em um vídeo publicado no começo de fevereiro pela Ruptly, que é uma agência que tem relações com a emissora ligada ao Kremilin RT, mostra várias pessoas perto da torre de gelo.

A maioria das pessoas conhecem o Cazaquistão apenas pela franquia de filmes “Borat”. Mas a realidade do país é bem diferente. E quando a sequência do filme foi lançada em 2020, o conselho de turismo do Cazaquistão pegou a frase de efeito do personagem, “muito bom”, para si e a fez de slogan para o turismo no país.

Outros casos

Não somente no Cazaquistão existem esses “vulcões de gelo”. Eles podem ser vistos nos EUA com frequência nos grandes lagos, como o Lago Erie e o Lago Ontário. Mas nessas áreas, é a água do lago que empurra sob o manto de gelo na borda do lago e cria esses montes de gelo.

Nós já nos impressionamos com esses vulcões de gelo, aqui na Terra. Mas no espaço  é que eles são mais impressionantes ainda. Em 2016, os cientistas observaram o que eles acharam ser um vulcão de gelo enorme em Plutão com medidas incríveis.