Curiosidades

Vaso sanitário de 2.400 anos descoberto na China pode ser um dos mais antigos de todos os tempos

0

Historiadores descobriram um novo e curioso artefato, avaliando o que pode ter sido um dos primeiros vasos sanitários com descarga do mundo. O banheiro tem mais de dois milênios de existência.

De acordo com o China Daily, um banheiro com descarga de 2.400 anos foi descoberto na província chinesa de Shaanxi. Especialistas afirmam que o banheiro manual estava nas ruínas de um palácio localizado em Yueyang. Possivelmente, é do período dos Reinos Combatentes (424 aC) até a dinastia Qin (221 a 206 aC).

Liu Rui, pesquisador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, declarou que este é o primeiro e único vaso sanitário com descarga já encontrado na China. Quando a descoberta foi feita, todos ficaram surpresos e caíram na gargalhada.

De acordo com Rui, o banheiro manual era um artigo de luxo, pelo menos para o governante, e não para o funcionário que tinha que descarregar os dejetos do patrão com água.

Via Você S.A.

Arquitetura avançada

Os especialistas afirmam que o banheiro descoberto tinha sido projetado com uma “tigela” interna, enquanto um cano transportava os dejetos para uma fossa externa.

Os pesquisadores acreditam que o banheiro pode ter sido utilizado por Qin Xiaogong, que viveu de 381 a 338 a.C., ou por seu pai, Qin Xian’gong (424 a 362 a.C.).

Os arqueólogos não encontraram a metade superior do banheiro durante a escavação, portanto, não está claro se o usuário se sentaria ou se agacharia ao usar o banheiro. Com base nos registros de banheiros da Dinastia Han Ocidental (206 a.C. a 24 d.C.), Rui especulou que os usuários tinham que se agachar.

Rui enfatizou a importância que os antigos chineses atribuíam ao saneamento. Ele considera que os vasos sanitários com descarga são uma prova concreta disso.

Anteriormente, acreditava-se que o primeiro banheiro com descarga tinha sido descoberto por Sir John Harrington no século XVI. A escavação do banheiro em Yueyang está em andamento desde 2012.

Tecnologias

Via G1

Os chineses contribuíram significativamente com muitas tecnologias ao longo da história, algumas das quais incluem:

  • Papel: a invenção do papel é frequentemente atribuída aos chineses, que começaram a produzi-lo por volta de 105 d.C.
  • Pólvora: os chineses descobriram a pólvora durante a Dinastia Tang (618-907), e desde então ela tem sido usada para fins militares, bem como em fogos de artifício e outros fins civis.
  • Bússola: a bússola surgiu na China no século II a.C. inicialmente para adivinhação, antes de se tornar uma ferramenta de navegação.
  • Impressão: a impressão em blocos de madeira surgiu com os chineses no século VII d.C., muito antes da invenção da impressão com tipos móveis por Johannes Gutenberg.
  • Seda: a produção de seda era uma das principais indústrias na China antiga, e os chineses eram os únicos a conhecer a técnica da produção da seda por muitos séculos.

Essas são apenas algumas das muitas tecnologias que foram atribuídas aos chineses ao longo da história. Os chineses também fizeram contribuições significativas em áreas como metalurgia, agricultura, medicina, engenharia e astronomia, entre outras. Agora, os primeiros vasos sanitários com descarga também viraram criação desse povo.

Quando surgiram os vasos sanitários com descarga?

Via IstoÉ

Até o momento, acreditava-se que o vaso sanitário com descarga tinha sido invenção do final do século XIX, por volta de 1880. O modelo mais antigo conhecido é o “Valência”, criado pelo inglês Thomas Crapper em 1891, que utilizava um mecanismo de descarga por sifão.

No entanto, outros inventores também trabalharam no desenvolvimento de vasos sanitários com descarga na mesma época, como Alexander Cummings, que patenteou um modelo em 1775, e Joseph Bramah, que criou um sistema de descarga em 1778.

Desde então, o vaso sanitário com descarga se tornou um item essencial em banheiros em todo o mundo, proporcionando um meio higiênico e prático de eliminação de resíduos humanos.

Ao longo dos anos, houve avanços significativos na tecnologia e design de vasos sanitários. Isso tornava-os mais eficientes em termos de consumo de água e mais confortáveis para os usuários.

Até a recente descoberta da ciência e dos historiadores, esse era o equipamento mais antigo.

Entretanto, desde os primeiros anos, sempre foi um cômodo de luxo, e somente a nobreza e alta classe tinha o privilégio de utilizá-lo.

 

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Imagens: IstoÉ, Você S.A., G1

“Galáxias que não deveriam existir” são localizadas pelo telescópio James Webb

Artigo anterior

9 receitas com queijo que você precisa conhecer!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido