Curiosidades

Veja o barista robô da Coreia do Sul

0

Em várias visões do futuro, senão em todas elas, robôs estão envolvidos. Sejam eles a nossa imagem e semelhança ou apenas um conjunto de peças com uma funcionalidade grande, imaginamos o cenário em que eles estão ali para nos servir e tornar nossas vidas mais fáceis.

Mas será que se esse cenário realmente acontecesse essas criaturas iriam nos servir? Hollywood já pintou vários cenários no quais robôs estão ali cumprindo sua função designada de servir os humanos e de repente um ou outro, por uma falha no sistema, se rebelam e quando menos esperamos tomam conta do planeta.

E com o aumento do desenvolvimento da tecnologia, as máquinas tendem a ganhar cada vez mais espaço. E já vivemos no “futuro” que tanto falamos, onde os robôs terão um papel importante. Podemos ver o quanto elas estão sendo utilizadas e realizando trabalhos que antes eram feitos manualmente por humanos. As grandes indústrias adotam cada vez mais máquinas com a capacidade de reprodução em massa, que não precisam descansar e com um “baixo” custo. Empresas de carros usam robôs para quase tudo, visto que é um serviço muito pesado para que uma pessoa realize em pouco tempo.

Por mais que eles já estejam fazendo trabalhos que antes eram dos humanos em fábricas e outros lugares fechados, nós ainda não estamos acostumados com robôs. Ainda mais se estivermos na rua e, sem mais nem menos, um aparece do nada. Só que eles estarem perto de nós já é uma realidade, ainda mais nesses tempos de pandemia.

Robô

Depois de meses em casa por conta do coronavírus, alguns países começam a flexibilizar as regras do isolamento social. E as atividades começam a voltar gradualmente. Singapura, por exemplo, colocou um cachorro robô para lembrar as pessoas de respeitarem o distanciamento social.

E conforme a Coreia do Sul vai se recuperando do COVID-19 as empresas estão tentado de toda forma fazer com que seus clientes fiquem seguros. Como por exemplo o café em Daejon que contratou um barista robô para levar as bebidas até os seus clientes.

Por conta do robô, o café precisa de apenas um humano que cuida da confeitaria. E também faz os serviços de manutenção e reabastece o colega de trabalho robô. O robô em questão pode fazer 60 tipos de café diferentes e também consegue entregá-los para os clientes do estabelecimento.

Adaptação

Quem produziu o robô foi a empresa Vision Semicon. E o que ela espera é que os funcionários robôs possam ajudar a sociedade sul-coreana a se adaptar, à medida que as autoridades chamam de “distanciamento na vida cotidiana”.

“Nosso sistema não precisa de informações das pessoas desde o pedido até a entrega. E as mesas foram organizadas de forma espaçada, para garantir movimentos suaves dos robôs, que se encaixam com a atual campanha de distanciamento”, explicou Lee Dong-bae, diretor de pesquisa da Vision Semicon.

A desvantagem é que mais empregos podem ser perdidos por conta da pandemia do novo coronavírus. Na Coreia do Sul, a taxa de desempregados registrou o seu maior declínio desde 1999.

Conheça a história dos Ainu, os povos indígenas esquecidos do Japão

Artigo anterior

11 bilionários que podem se tornam os primeiros trilionários do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido