Curiosidades

Veja quem são os maiores vencedores de Copas do Mundo

0

A maior competição de futebol se encerrou no último domingo, 18, e consagrou mais um time a integrar o grupo de vencedores da Copa do Mundo. Ao longo dos 92 anos que o torneio acontece, apenas oito seleções tiveram a honra de levantar a taça de ouro mais cobiçada entre os atletas.

Iniciado em 1930, o Campeonato Mundial de Futebol está aberto a todos os times reconhecidos pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). Ou seja, qualquer equipe registrada pode jogar. No entanto, nem todos se classificam.

As dinâmicas sofreram algumas alterações ao longo do tempo, mas todas realizam algumas etapas de vitória, porém, limitam o número de participantes. Além dos campeonatos nacionais de cada país registrado, também existem classificações por meio de pontuação e disputa por vaga em campeonatos internos.

Uma vez que os times conseguem uma vaga ou são convidados pela FIFA, é necessário passar pela fase de grupos, com pontos, e, finalmente, entrar na fase conhecida como “mata-mata”. Ou seja, todos os times disputam nas chaves, e as perdas resultam na saída definitiva.

Quem são os maiores vencedores da Copa do Mundo?

Via Getty Images

De todos os países que já passaram pelo hall da FIFA, apenas o Brasil participou em todas as edições do Campeonato Mundial de Futebol. Além disso, também é o maior entre os vencedores da Copa do Mundo.

Mesmo sem levantar um título há 20 anos, a Seleção Brasileira já conquistou cinco copas.

Em seguida, destacam-se as seleções da Itália e Alemanha, cada uma com quatro títulos. Na sequência, temos a Argentina, maior rival do Brasil no futebol, que conquistou seu terceiro título em 2022.

Ela sai do grupo de bicampeões, que conta com França e Uruguai. Finalmente, encerrando a lista de maiores vencedores da Copa do Mundo, temos Inglaterra e Espanha, que ganharam apenas uma vez.

Por enquanto, apenas países da Europa e da América do Sul se consagraram como as maiores seleções de todo o mundo. No entanto, as dinâmicas para a próxima realização do evento, que acontece em 2026, podem trazer mais oportunidades para países de outras localidades.

Anos dos títulos

A Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos, com local de sede definido pela FIFA durante os eventos oficiais. Em 2022, a cidade definida foi o Catar. Para 2026, a dinâmica trará uma tripla sede, consagrando Estados Unidos, Canadá e México para realizar as disputas.

O Brasil recebeu sua última Copa em 2014, e levantou a taça pela última vez em 2002. Confira os anos dos títulos de cada seleção de vencedores da Copa do Mundo:

  • Brasil: 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002);
  • Alemanha: 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014);
  • Itália: 4 títulos (1934, 1938, 1982 e 2006);
  • Argentina: 3 títulos (1978, 1986 e 2022);
  • Uruguai: 2 títulos (1930 e 1950);
  • França: 2 títulos (1998 e 2018);
  • Espanha: 1 título (2010);
  • Inglaterra: 1 título (1966).

O Brasil continua como maior ganhador da Copa?

Via ESPN

Mesmo sem ganhar nenhum título há duas décadas, o Brasil continua como o maior dos vencedores da Copa do Mundo, pois, ao todo, reúne cinco taças, o único país pentacampeão.

Algumas pessoas podem ter dúvidas se são apenas as conquistas contínuas que contam. No entanto, por ser um evento realizado a cada quatro anos, são raras as situações em que um único país segue como campeão ininterrupto.

No entanto, é importante ficar atento, pois a Itália e a Alemanha possuem quatro títulos. Mais um e elas podem empatar com a Seleção Brasileira no número de vitórias mundiais.

Quem é o maior artilheiro da Copa do Mundo?

Além de se destacar entre os maiores vencedores da Copa do Mundo, o Brasil também quase possui o maior título de artilheiro. Atualmente, o jogador que marcou o maior número de gols nos campeonatos foi o alemão Miroslav Klose, com 16 gols.

No entanto, o segundo maior artilheiro foi Ronaldo “Fenômeno”, da Seleção Brasileira, que soma 15 gols durante sua carreira.

Com o evento encerrado, os fãs de futebol aguardarão, ansiosamente, pela realização da próxima Copa do Mundo, com esperança de ver o Brasil levantar novamente a taça e continuar se consagrando como a maior Seleção de todos os tempos.

 

Fonte: Exame

Imagens: ESPN, Getty Images

Surto de Covid na China gera disputa por Tylenol, Advil e pêssegos enlatados

Artigo anterior

Backstreet Boys cancela especial após acusações contra Nick Carter

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido