Curiosidades

Por que soluçamos e como parar?

0

O soluço é capaz de irritar qualquer um e costuma aparecer nas horas mais inapropriadas, como naquela reunião importante ou quando mais queremos dormir. Acontece que esse incômodo que parece não ter fim tem uma causa.

O soluço trata-se de uma contração involuntária do diafragma que é o músculo responsável pela respiração dos humanos. O músculo que se localiza logo abaixo do pulmão, separando o tórax do abdome, é acionado pelo nervo frênico, que também é relacionado ao soluço. O som que ouvimos ao soluçar é causado pelo fechamento repentino da glote que ocorre depois da contração do diafragma, cortando a passagem de ar da boca para os pulmões fazendo vibrar as cordas vocais.

Além da contração involuntária, o soluço pode ser causado também por uma irritação no esôfago que tem como principal causa o refluxo de ácido estomacal. A irritação acaba fazendo o nervo frênico disparar a contração do soluço.

Dicas para parar o soluço

1. prender a respiração por alguns segundos;
2. engolir uma colher de açúcar;
3. chupar uma fatia de limão;
4. provocar o início de uma reação de vômito;
5. levar um susto.

O soluço pode durar horas e dias, mas em caso de soluço prolongado, é sempre aconselhado procurar um médico, pois pode ser sinal de uma doença mais grave como neurite, doenças pulmonares e problemas no esôfago ou estomago.

Qual é o músculo mais forte do nosso corpo?

Matéria anterior

Angelina Jolie: Uma história de superação

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications