Você congelou água errado a vida inteira. Veja como fazer gelo em SEGUNDOS

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      30/07/15 às 15h53

Gelo é essencial para muitas bebidas, especialmente no calor. Refrigerante, sucos, bebidas alcoólicas e até a própria água; coloque uns dois cubos de gelo e fique livre do mundo de fogo e enxofre que é nosso Brasil. Mas o ruim é quando você não tem gelo, e tem que esperar a água congelar antes de poder usar. E você provavelmente congelou água de maneira errada a vida toda.

O fato é que água quente congela muito mais rápido que água fria. Parece não fazer muito sentido, afinal a água quente deve ir decaindo  temperatura até igualar à do recipiente gelado, o que deveria levar muito tempo.

Mas há várias coisas que ajudam a água quente a congelar mais rápido que a água fria. Por exemplo, aquela camada fina de gelo, que se forma sobre a superfície da água fria faz ela congelar mais devagar, pois cria uma camada de isolamento entre o ar frio e a água. A água quente é mais propícia a ser supercongelada, porque ela vai se solidificando por inteiro, ficando totalmente em uma forma pastosa antes de congelar.

A água quente congela mais rápido porque ela tem menos bolhinhas de gás, que se formam a partir de gases dissolvidos na água a medida que ela esfria. Quando a água quente foi aquecida, esses gases podem ter sido evaporados, expulsos. A água usa essas bolhas como pontos de partida para o congelamento, mas como na água quente tem poucos, ela congela por inteiro.

Por isso, da próxima vez que for colocar água no congelador para fazer gelo, ferva a água entes de colocar nas formas de gelo; mas cuidado, a forma tem que ser um pouco resistente, ou vai derreter com a água fervente.

Isso vale também para ferver a água: água quente ferve mais rápido do que a água gelada.

diferentes-maneiras-de-usar-gelo

Congelando água em segundos

Há muitos vídeos no YouTube de gente em localidades frias, com neve, jogando água quente pro alto, fazendo ela congelar em segundos, outra prova de que a água quente congela mais rápido. Veja:

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+