• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Você é jovem e já tem cabelos brancos? Descubra o porquê

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      20/03/18 às 19h44

Você está com seus 20 anos de idade e de repente você se olha no espelho e lá está aquele cabelo branco nascendo em você... Bem, esse fenômeno ocorre por diversos motivos, alguns deles ambientais, outros simplesmente genéticos. Muitos acreditam que o estresse está relacionado com isto, mas será mesmo que isso é verdade?

Pesquisadores estão tentado entender como funciona esse processo ligado a melanina. Ela é a substância responsável pela pigmentação não só da pele, mas também da cor do seu cabelo. Independente da cor que esse assuma, ela vai estar no processo.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você alguns dos motivos do porque, você jovem, já está tendo os famosos "fios de sabedoria". Calma, provavelmente a culpa não é sua e sim das gerações passadas que te presentearam com seus genes. Você é jovem e já tem cabelos brancos? Descubra o porquê.

Como nosso cabelo fica grisalho?

Primeiramente, por que nosso cabelo possui a cor que tem? Isso é culpa da melanina e ela se encontra nos nossos folículos capilares... Independente da cor do mesmo.  Com o tempo, a melanina que se encontra nessa região diminui, causando baixa pigmentação na hora do crescimento capilar. Quanto mais "branco" for o cabelo, menos pigmento capilar estará presente.

Normalmente, esse processo acontece com o tempo. Em torno de 35 anos de idade, pessoas começam a ter seus primeiros cabelos brancos, contudo, isso também pode acontecer antes. O aparecimento de cabelos grisalhos pode se dar por diversos fatores. Desde fatores ambientais como também doenças auto-imunes. A principal causa no entanto é a genética do indivíduo.

Genética

Normalmente, em pessoas caucasianas, a perca prematura de pigmento começa mais cedo, aos 20 anos de idade. Na população asiática aos 25 e em pessoas negras ao 30 anos de idade. Não se sabe bem qual mecanismo do corpo afeta a perca prematura de pigmento, mas a principal causa é a genética.

Acredita-se que aquelas pessoas que tem cabelos brancos antes dos trinta anos de idade, carregam uma alteração no gene IRF. É esse gene que regula a produção de melanina, afetando diretamente a cor de nossos cabelos. Felizmente, essa alteração genética não representa nenhum risco a saúde do indivíduo. Contudo, podem haver outros fatores.

Fatores Externos

Apesar de não haver uma relação confirmada entre o estresse e o "embranqueamento" do cabelo, esse fator é um candidato forte para a ocorrência disso. Não somente isso, como também problemas emocionais e a exposição excessiva a raios solares também podem ser um dos fatores que levam a esse fenômeno.

Aparentemente homens tem maior pré-disposição de desenvolverem cabelos brancos mais cedo. Mulheres, por estatística, demoram cerca de 5 anos a mais que os homens para terem seus primeiros fios grisalhos aparecendo. Infelizmente, ainda não se inventou nenhum tipo de medicamento que reverta esse processo. Contudo, uma coisa algumas pessoas irão concordar: cabelos grisalhos também podem ser bem charmosos.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.

Próxima Matéria
Via   nytimes     livestrong     vix  
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+