• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Você já viu uma tatuagem sendo apagada a laser?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      05/11/14 às 21h24

Feitas para durar a vida inteira na pele, as tatuagens, muitas vezes, deixam de agradar. Isso porque o que não falta por aí é gente doida, que marcam em si mesmas, sem dó nem piedade, nomes de namorados, desenhos estranhos e muitas outras coisas sem sentido, como você já viu em outras matérias por aqui.

Antes de termos disponíveis toda essa tecnologia, o jeito, nesses casos, era ficar com a tattoo na pele de qualquer jeito ou, quem sabe, tentar cobri-la com outro desenho. Hoje em dia, no entanto, há tratamentos feitos a laser que prometem livrar, completamente, as pessoas de homenagens e demais desenhos indesejados.

1

De acordo com especialistas no assunto, o tempo que a tatuagem demora para sair da pele varia muito e pode ir de 6 a 12 sessões. Isso porque vai depender da tonalidade da "cútis" da pessoa, do tamanho do desenho que ela quer tirar e, claro, das cores com as quais ele foi feito.

As tattoos pretas, por exemplo, são bem mais fáceis de sair que as coloridas. Da mesma forma, as peles claras costumam reagir melhor ao laser. Pessoas de pele negra, por outro lado, podem ficar anos para remover a tatuagem totalmente, como explicam os dermatologistas.

2

Com relação às sessões, os especialistas costumam combinar diferentes tipos de laser para, literalmente, explodir os pigmentos do desenho. Outras luzes também entram, em diferentes partes do tratamento para impedir que a pele fique manchada e com cicatrizes. (Clique para ler também: Incrível! Veja, em câmera lenta, como as tatuagens são feitas).

Agora você deve estar se perguntando se apagar tatuagens da pele dói, não é mesmo? Bom, quem entende do assunto não mente: existe sim uma sensação dolorida na hora da aplicação do laser, até porque a luz age queimando as partes onde é apontada. Mas as "dores" sentidas são bem mais amenas que sensação das agulhas na pele, durante o ato de atuar; e, para quem é mais sensível, é possível até a aplicação de pomadas anestésicas.

3

O vídeo que separamos abaixo ilustra e explica bem como funciona esse processo da retirada de tatuagens. As imagens estão em inglês:

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+