Ciência e Tecnologia

Você precisa reparar nesse detalhe antes de comprar água mineral

0

Sempre que precisamos beber água fora da nossa casa, escolhemos a famosa garrafinha de água, acreditando que ela pode ser a opção mais limpa e saudável. Mas será que estamos totalmente salvos de qualquer doença quando escolhemos uma dessa garrafinhas?

Como sempre, tudo depende. Existem garrafinhas que não tem uma boa procedência, onde a água pode não ser totalmente limpa, mas não é sobre a qualidade água que vamos falar nessa matéria, e sim do material dessas garrafinhas.

garrafa

Embaixo de toda garrafa, existe um símbolo que mostra qual é o tipo de plástico da garrafinha e dependendo do tipo da garrafinha, ela pode causar algum mal para o nosso corpo. A imagem abaixo mostra todos os tipos e vamos explicar cada um deles.

garrafa

Mas não acredite que é só com as garrafinhas que você deve se preocupar, todas as coisas que você consome e que tem plásticos devem ser observadas.

1- PETE

garrafa

O PETE ou PET é uma das mais usadas para garrafinhas de água e refrigerante. O grande problema é que ele é feito para ser utilizado apenas uma vez, já que ele é de difícil limpeza e utilizar ele várias e várias vezes pode facilitar no surgimento de bactérias no plástico. Além disso, essas garrafas podem liberar materiais tóxicos que podem desequilibrar os nossos hormônios.

2- HDPE

garrafa

Esse é o plástico mais seguro e os especialistas recomendam que essa seja as garrafinhas para escolher na hora da compra. Elas geralmente são mais duras do que as geralmente utilizadas e também são utilizadas em brinquedos, detergente, entre outros.

3- PVC ou 3V

garrafa

Um plástico macio e flexível que é utilizado em frascos de óleo de cozinha, mordedores e brinquedos para crianças. Em alguns casos elas podem liberar substâncias que afetam nosso sistema hormonal.

4- LDPE

garrafa

Apesar de não liberar qualquer substância química na água, ele não pode ser utilizado para fazer garrafinhas de água. Ao ingerir produtos com ele, você corre o risco de consumir substâncias altamente perigosas para o corpo humano. Cuidado com ele.

5- PP

garrafa

Esse é utilizado principalmente em embalagens de iogurte e xaropes. Ele pode ter uma cor branca ou pode ser quase transparente e pode muito bem ter resistência ao calor. Por ter uma resistência ao calor, ele tem uma barreira contra umidade e produtos químicos.

6- PS

garrafa

O poliestireno não pode ser aquecido, já que quando aquecido, pode liberar substâncias cancerígenas. Ele pode ser utilizado para fazer caixas de ovos, taças e talheres descartáveis.

7- PC ou plástico não marcado

garrafa

Esse é bem perigoso. Geralmente é utilizado em garrafinhas esportivas ou recipientes para guardar alimentos. Ele não pode ser reciclado. Lembrando que ele precisa de condições especificas para realmente fazer mal.

E aí, o que achou? Vai tomar mais cuidado na hora de escolher a garrafinha de água? Comenta aí.

O que acontece com o cérebro durante a hipnose?

Matéria anterior

8 pessoas lindas que fizeram papéis horríveis na ficção

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.