Ciência e Tecnologia

Você sabe como é um espermatozoide por dentro?

0

Foi ainda no ano de 2014 que escrevemos uma matéria falando sobre 7 fatos curiosos sobre o espermatozoide que você não sabia. Mas vem cá, o quanto você sabe sobre o espermatozoide? Com certeza vocês já devem ter visto na internet um espermatozoide no microscópio, mas e por dentro, como ele é? Tendo em mente que muitas pessoas nem sequer já se perguntaram isso, resolvemos trazer essa questão na nossa matéria.

A célula reprodutora masculina, no geral, consiste em uma cabeça e uma cauda ou flagelo. Mas por dentro a coisa é um pouco diferente. Na verdade os espermatozoides por dentro são um tanto complexos e a gente mostra para vocês como é. Confiram:

Um espermatozoide por dentro

1 – Cabeça

Começando pela cabeça, com um comprimento de 5 µm (micrômetro), a cabeça do espermatozoide é subdividida em três partes. A parte achatada é chamada de cofre magnético e onde está o material genético. É nesse núcleo onde está armazenado os 23 cromossomos paternos, os mesmos responsáveis por transmitir o DNA para o bebê.

Na cabeça também podemos encontrar a nanocamisinha, que é a membrana plasmática que envolve o espermatozoide e que o protege do ambiente externo. Quando ocorre a fecundação, a nano camisinha se rompe e permite que as enzimas do acrossomo entrem em ação.

Por último temos as enzimas corrosivas. O acrossomo é uma estrutura em forma de capuz. Lá fica armazenado milhares de enzimas que são liberadas durante a fertilização e tem a função de dissolver a parede do óvulo, fazendo com que o espermatozoide penetre o núcleo do gameta feminino.

2 – Peça Intermediária

Com 5 µm de comprimento, a peça intermediária é a fonte de energia da célula reprodutora masculina. Nessa parte fica as mitocôndrias. Elas ficam em forma de espiral ao redor do filamento central e produzem trifosfato de adenosina, um “combustível” que ajuda o espermatozoide a se locomover pelo sistema genital.

3 – Cauda

A cauda, como podemos perceber claramente, é a parte mais comprida do espermatozoide. Com cerca de 50 µm de comprimento. A cauda (ou flagelo) é feita de fibras densas formadas a partir do pescoço, que fica entre a cabeça e a peça intermediária. A cauda permite que o espermatozoide se locomova com um movimento parecido com o das cobras.

E aí, caros leitores, vocês se lembravam das aulas de biologia do ensino médio? Foi útil a nossa matéria? Não esqueçam de deixar  o seu comentário!

7 episódios de séries famosas que possuem incríveis finais alternativos

Artigo anterior

Essas são 7 formas que já tentamos contato com seres extraterrestres

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido