Você sabia que é possível "enxergar" mesmo depois de perder o olho?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      03/07/15 às 16h46

Uma síndrome, conhecida como "olho fantasma" tem deixado a pulga atrás da orelha de vários médicos em todo o mundo. Isso porque os pacientes em que ela se manifesta continuam sentindo dor e até enxergando depois de perderem o olho.

Um fenômeno parecido já era observado em pessoas que sentiam sensações em partes do corpo que foram amputadas, como uma coceira na perna que não existia mais, por exemplo. Mas no caso dos olhos é ainda mais impressionante.

Para entender melhor a condição, um grupo de pesquisadores da Universidade de Liverpool realizou pesquisas sobre o assunto. Os cientistas descobriram que os pacientes que sofrem da síndrome tiveram o olho retirado por causa de algum tipo de câncer.

Os pacientes, mesmo depois da retirada do órgão, continuavam sentindo dor nele e também tinham algumas visões. No estudo, cerca de 179 pessoas foram entrevistadas, todas elas sofriam de melanoma intraocular, um tipo de tumor que atinge os olhos. Um terço dessas pessoas declararam sofrer da síndrome do olho fantasma.

Visão sem olhos

olho

Outra coisas que os pesquisadores observaram é que a síndrome costuma se manifestar nas pessoas várias semanas após a retirada do olho. Quando isso acontece, eles enxergam padrões de cores, mas algumas acreditam estarem "vendo" pessoas e cenas.

Uma em cada quatro pacientes chega a afirmar que conseguem ver normalmente com o olho fantasma e a síndrome é mais comum em pacientes mais jovens. No caso das dores nos olhos que não existem, pacientes deprimidos e ansiosos são mais propensos, ainda não se sabe o motivo.

Além disso, os cientistas descobriram que a complexidade do sistema nervoso humano pode provocar estímulos mesmo depois da perda de órgãos que estão relacionados à percepção sensorial.

Na maioria dos pacientes os sintomas somem espontaneamente, mas outros precisam procurar alguma distração para deixarem de sentir as sensações.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+