Ciência e Tecnologia

Colírio que corrige visão pode dispensar uso de óculos

0

Muitos usuários de óculos sonham em poder ter a visão perfeita, sem precisar usar o acessório a todo momento do dia ou para realizar atividades simples como ler um livro. Se esse for o seu caso, temos uma boa notícia: um colírio que está sendo lançado nos Estados Unidos que corrige o efeito da presbiopia, ou “vista cansada”.

Essa condição que afeta a visão é a perda progressiva na flexibilidade do cristalino (lente interna do olho), que torna mais difícil enxergar de perto. A presbiopia afeta quase todas as pessoas a partir dos 40 anos de idade.

Dessa forma, o colírio começa agir rapidamente, em cerca de 15 minutos após a aplicação, e seu efeito dura de seis a dez horas. Desenvolvido pelo mesmo laboratório do Botox, o Allergan, o colírio para melhorar a visão contém pilocarpina, uma substância usada há décadas no tratamento do glaucoma.

Assim, a pilocarpina age fazendo com que o músculo da íris se contraia, melhorando o foco da luz sobre o cristalino. O valor do colírio é US$ 100 e ele deve ser aplicado diariamente. No entanto, ele não funciona em todos os casos. Os dois testes nos quais o órgão regulador de medicamentos, FDA, se baseou para liberar o produto demonstraram eficácia em 40% dos pacientes.

Remédio pode reverter a surdez

Reprodução

Outro avanço interessante na medicina é do remédio com nome provisório FX-322. Ele está sendo desenvolvido pela Frequency Therapeutics, um braço do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Dessa forma, o medicamento possui uma aplicação agoniante: ele é injetado no ouvido interno. Mas, olhando pelo lado bom, ele regenera as células da cóclea, que se parecem com cabelinhos minúsculos, e são responsáveis por transformar as ondas sonoras em sinais elétricos enviados para o cérebro.

Todo mundo nasce com 15 mil células do tipo, porém, infecções auditivas, síndromes genéticas e exposição a sons altos, ou então ruído constante, podem matá-las, o que leva à perda progressiva da audição.

Sendo assim, o FX-322 reverte essa perda, porque transforma as células progenitoras, que já existem na cóclea, em células auditivas maduras. Os pesquisadores já realizaram testes em 200 pessoas, que apresentaram melhora na audição. Em alguns casos, a melhora ocorreu logo após a primeira aplicação. Já o efeito durou quase dois anos. A droga está na Fase 2 de testes clínicos, sendo a penúltima antes de ter o lançamento autorizado no mercado.

Problemas de visão

Enquanto o colírio corrige a presbiopia e o FX-322 corrige a perda de audição, a quantidade de pessoas com miopia ainda irão aumentar consideravelmente no mundo. Isso porque, de acordo com uma nova pesquisa, quase cinco bilhões de pessoas no planeta terão miopia até 2050.

Ainda em 2020, a estimativa é de que 2,6 bilhões de pessoas, que é um terço da população mundial, terão dificuldades em enxergar objetos a longa distância. Na América do Sul, 53% dos habitantes podem desenvolver a problema de visão até 2050. Para piorar o quadro, de acordo com as previsões feitas pelo Instituto Brien Holden Vision, 1 bilhão de pessoas podem ser consideradas cegas nas próximas décadas.

Dessa forma, para fazer essa estimativa, o instituto analisou artigos sobre miopia de diversos países desde 1995. Com isso, levaram em consideração os picos de surgimento do problema de visão, o aumento da população e a urbanização das regiões. Entre as causas para o aumento de miopia, estão o crescimento das cidades e uso sistemático de computadores, avaliou o instituto.

Na maior parte dos casos registrados, a miopia se manifesta a partir dos seis anos de idade, mas pode surgir repentinamente em adultos com idades entre 20 e 40 anos. Para reverter o avanço do problema de visão, o estudo aconselha que pais e responsáveis levem seus filhos a oftalmologistas.

Além disso, o governo deve reforçar campanhas de prevenção de problemas de visão. Outra opção é diminuir o tempo que passamos na frente da tela, mas considerando a crescente digitalização do mundo, é difícil ver isso acontecer – literalmente.

Fonte: Superinteressante

Cachorra encontra dentadura e faz tutor chorar de rir

Matéria anterior

A Terra gira no sentido horário ou anti-horário?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos