CuriosidadesMundo Animal

10 animais que surpreendentemente podem se clonar

0

A clonagem sempre foi um assunto muito polêmico no mundo, com pessoas à favor e outras contra, sempre cheias de argumentos em ambos os lados. Quando pensamos em clones, logo nos vem Dolly, a primeira ovelha a ser clonada, ou alguma trama de novela com dois irmãos clonados. Mas o que a maioria de nós não sabe, é que a clonagem acontece constantemente na natureza.

Várias plantas, por exemplo, são capazes de se reproduzir totalmente assexuadamente, o que diz que elas não possuem sexo. Essas plantas conseguem criar cópias de si mesmas e continuam a sua vida normalmente. Além dessas plantas, existem alguns outros animais que também podem se clonar. Listamos aqui alguns deles.

1 – Esponjas do mar

Essas esponjas são bastante coloridas e podem ser encontradas no fundo dos mares. Elas também são bem sedentárias, mas independente do tamanho que tenham, elas são capazes de replicar suas células e fibras para criar um ser totalmente novo.

2 – Cestoda

É sabido pelas pessoas que as tênias parasitas se reproduzem quando estão dentro do seu hospedeiro. E quando está dentro do corpo humano, ela amadurece e separa uma parte traseira. Essa parte volta ao estado das células e se transforma em um verme novo.

3 – Pulgões

Para aqueles que são apaixonados por jardim esses animais são muito chatos. Esses insetos têm um corpo mole e se alimentam da seiva da planta, assim como os cupins. A reprodução deles é feita assexuadamente e tem aproximadamente 12 jovens brotando por dia em um único hospedeiro.

4 – Água-viva

As medusas são consideradas uma das criaturas mais bonitas e mortais do mundo. E elas são diferentes das outras espécies porque se reproduzem e conseguem formar um clone geneticamente idêntico.

5 – Lagostim

Os cientistas ficaram surpreendidos com esse animal. Esses animais marinhos são capazes de se reproduzir sem precisar de parceiro, e seus ovos se desenvolverão internamente sem fertilização.

6 – Jiboia-constritora

O que pode ser considerado um momento científico raro, a jiboia fêmea conseguiu dar à luz a duas ninhadas de cobras jovens sem nenhum DNA masculino presente no processo. Esses filhotes foram concebidos através de partogênese.

7 – Tubarões-martelo

Uma das criaturas mais temidas dos mares é o tubarão-martelo. Além desse título, eles conseguem se adaptar e se clonar assexuadamente, os tornando ainda mais ameaçadores. E os clones continuam a prosperar com suas novas reproduções.

8 – Dragão de komodo

Ele é considerado um dos lagartos mais temíveis e perigosos do mundo em toda a história. Eles são capazes de dar origem a numerosos filhotes por ano e todos eles compartilham o DNA da mãe nos mínimos detalhes.

9 – Vespas-de-galhas

Essas vespas são conhecidas pela sua engenhosidade em colocar seus filhotes em todas as partes de uma planta ou árvore, quando é possível. A reprodução das fêmeas é feita assexuadamente, utilizando óvulos não fertilizados que quando amadurecem viram clones puros de sua mãe.

10 – Lagartos de chicote

Esses lagartos têm uma característica bastante original, eles conseguem recriar partes do corpo de até 30 centímetros. Além disso, eles se reproduzem de forma assexuada e se clonam para produzir jovens da espécie.

Como estão os integrantes do RBD 10 anos após o fim do grupo?

Matéria anterior

7 coisas comuns que matavam nossos ancestrais com frequência

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.