10 equipamentos secretos geniais utilizados por ninjas e pouco conhecidos

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      27/11/14 às 19h18

Ninjas são mestres da furtividade e assassinatos rápidos, e para isso usam armas inteligentes e técnicas diferenciadas de luta, que os faz análogos a um tipo de Batman e seu cinto de utilidades numa era medieval do Oriente, um contexto histórico que por si só já é interessante. Para saber mais sobre esse mundo e quais eram suas tecnologias de guerra, confira abaixo alguns dos equipamentos pouco conhecidos que eram usados por ninjas:

Goshiki-mai

10-rice

É, não é só pra comer que serve o arroz, e os ninjas o utilizavam para passar mensagens secretas, pintando-os de azul, vermelho, amarelo, preto ou roxo, sendo que cada um passava uma mensagem. De acordo com o número de grãos, podiam passar mais de 100 mensagens diferentes uns para os outros.

Saoto Hikigane

3-ear-horn

Para ajudar a audição em missões de espionagem e também na camuflagem e movimentação silenciosa, os ninjas usavam esses chifres, colocando-os nos ouvidos e amplificando os sons através de uma parede. Podiam também ser feitos de madeira ou metal.

Nekome Jutsu

1-cat-eyes

A capacidade mais do que ninja de saber olhar as horas encarando os olhos de um gato. Parece mágica, mas é conhecimento: acontece que os olhos de um gato, biologicamente, ajustam-se ao período do dia, ficando mais abertas ou fechadas. Em torno das 8 da manhã e ao meio dia, ficam ovais para bloquear o excesso de luz solar. Nós poderíamos te contar onde eles guardavam os gatos, mas precisaríamos te matar depois disso.

Donohi

26120821884341

Com tubos de bambu ou metal, os ninjas carregavam materiais inflamáveis, como pólvora e tecidos com álcool, que quando acesos podiam aquecer o corpo (o que era importante, já que não usavam armaduras ou roupas pesadas) e que podia durar por dias. Além disso, também podiam usar os donohi para cozinhar comida e até como iluninação ou armas, dando início a incêndios e arremessando fogo num oponente. Ou seja, até pra fazer isqueiros os ninjas são maneiros.

Mizu-gomo

2-mizu-gumo

Apesar de nos filmes isso geralmente não ser retratado de maneira muito explícita, o maior obstáculo para acessar as mansões e castelos de alvos eram os lagos criados em torno das construções. E geralmente os ninjas são mostrados correndo sobre a água, o que não é exatamente fantasia: para isso, usavam esses utensílios de madeira que flutuavam sobre a camada superficial da água, e em português significariam "aranha d'água".

Apesar da maneira de uso aparente mais óbvia parecer ser simplesmente colocar um em cada pé, não é assim que eles funcionam, e os historiadores não sabem como eles usavam isso exatamente. Segredos de ninja, provavelmente.



Neko-te

7-fingernails

Unhas de metal, usadas exclusivamente por kunoichis. Podiam ser presas às unhas ou aos dedos, através de aneis. O termo significa "mão de gato" em japonês.

Yatate

6-yatate

Esses objetos são análogos aos estojos para canetas e lápis, já que eram tubos de metal ou bambu que carregavam tinta e um pincel de caligrafia. Para ninjas, serviam para carregar agulhas, dardos e outros objetos em formato cilíndrico, enquanto o compartimento para tinta abrigava venenos líquidos. E você achando que era mortal atirando bolinhas mastigadas com a sua bic.



Kanzashi

5-kanzashi

Palitos de prender o cabelo podem não parecer grandes coisas, mas, como num jogo de luta, podem virar pregos, agulhas e facas, e era exatamente isso que os ninjas faziam, afiando os instrumentos. Seus principais ataques eram de precisão, perfurando grupos de nervos e pontos vitais, além de serem embebidos em veneno para assassinatos. Para as kunoichi (ninjas mulheres), eram perfeitos, já que passavam totalmente despercebidos.

Ovos surpresa

Kinder_Surprise_halved

Existem dois jeitos de ser invisível: um é desaparecendo, e o outro é fazendo quem está te olhando ficar cego. Para os ninjas, quando o método necessário era o segundo, o recurso simples e genial utilizado era o de cascas de ovos, que eram furadas com agulhas. Vazias, eram preenchidas com metal, sal, pimentas fortes e outros elementos que irritam os olhos e vias respiratórias. Aí, quando era necessário, os ninjas espatifavam esses ovos nas caras dos inimigos pra ganhar vantagem, podendo assassiná-los ou fugir em seguida.

Grilos

Unusual foods

Outra tática inteligente era a de carregar grilos cantantes em pequenas jaulas. Com o uso de substâncias químicas, os ninjas faziam com que os insetos fizessem ou parassem de fazer barulho, camuflando o silêncio de animais quando humanos se aproximam e também servindo de distração para missões onde era impossível não fazer barulhos, como ao andar numa floresta com folhas secas.

 

Aproveite e conheça outras técnicas ninja, mas essas, realizadas por animais - mas se os ninjas soubessem disso, provavelmente copiariam, é claro.

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+