• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que as mulheres eram proibidas de fazer

POR A redação    EM Entretenimento      24/11/15 às 15h00

As mulheres já sofreram muito no passado, basta dar uma olhada para trás e ver as leis que limitavam o sexo feminino de fazer diversas coisas. Comparada aos homens, as mulheres tinham quase nenhum direito, e para o sexo masculino, elas serviam apenas para cuidar dos filhos e da casa. Porém, a democracia ajudou muito para que as mulheres tivessem os mesmo direitos que os homens.

A primeira onda feminista se preocupava com a instalação da igualdade de direitos entre homens e mulheres. O feminismo foi consolidado como um discurso de caráter intelectual, filosófico e político, e tinha como objetivo romper os padrões tradicionais que oprimiam as mulheres ao longo do tempo.

Separamos aqui alguns fatos em que as mulheres não podiam participar, ou não tinham os direitos iguais aos dos homens, então, anota aí:

1 - Fazer um cartão de crédito

amex

Na década de 70, as mulheres eram proibidas de ter cartão de crédito, a não ser que elas tivessem um homem que assinassem sua aplicação. No ano 1974, para não discriminar as mulheres, os credores levaram o senado a aprovar a Lei de Igualdade de Oportunidades de Crédito, que foi um grande passo para as mulheres começarem a não depender dos homens.

2 - Participar de um júri

jury-duty

Nos Estados Unidos, exatamente em 1879, a suprema corte afirmou ser proibido a participação de mulheres em juris. Em 1927, 19 estados acharam que não era possível uma mulher participar de um júri, pois eram incapazes de pensar e julgar como os homens. Só em 1957 essa lei mudou, dando acesso aos tribunais para as mulheres, mas ainda assim era opcional a escolha dos Estados pela participação.

3 - Normas para traje de banho

poltrona_cage

Mais um absurdo do passado que ia contra as mulheres, em 1920 existia uma lei relacionada ao tamanho da roupa de banho, que não podia mostrar muito as pernas. Algumas mulheres insistiam em infringir a lei e acabavam presas. Para fiscalizar, a polícia fazia patrulhas nas praias com uma fita métrica, para medir o tamanho da roupa de banho. Os homens também eram proibidos de ficar sem camisa, isso até mais ou menos o ano de 1937.

4 - Trabalhar durante a gravidez

PP - 22 FEVEIREIRO 2008 - PORTO - GRAVIDEZ MAE - GRAVIDA GRAVIDAS GESTACAO FILHOS PLANEAMENTO FAMILIAR NATALIDADE

Até o ano de 1964 os empregadores não eram obrigados a manter funcionárias que estavam grávidas e muito menos pagar os benefícios de licença maternidade. Mulheres que estavam carregando um filho na barriga não tinham nenhum benefício até o ano de 1978, quando a lei de licença maternidade foi aprovada.

5 - Tomar anticoncepcional

Third-generation contraceptive pills are displayed on January 2, 2013 in Lille, in northern France. France's national drug agency ANSM started consultations with prescribers of third-generation contraception pills on January 2 to try to limit the use of such pills which are subject to complaints, after a French woman attributed her stroke to her contraception pill in mid-December 2012. Some 13,500 complaints were also lodged in the US against Bayer's four-generation Yaz contraceptive pill. AFP PHOTO PHILIPPE HUGUEN (Photo credit should read PHILIPPE HUGUEN/AFP/Getty Images)

Os remédios contraceptivos eram um grande tabu no século 20, havia uma proibição de fazer qualquer coisa que impedisse de ter um filho. Mas foi aprovada uma lei em 1965, pela Suprema Corte, que uma mulher que já era casada podia sim usar esse tipo de remédio, e um pouco mais tarde, em 1972, foi aprovada a lei de fez distribuição de anticoncepcionais para solteiros.

6 - Jogar futebol

3333357373_18836a3e00_z

Mulheres eram probidas de jogar futebol. Pensa bem, qual o problema das mulheres praticarem o mesmo esporte que os homens? Mais uma prova do quanto as mulheres eram descriminadas e sofrefreram no passado. As mulheres eram proibidas de praticarem o esporte porque os médicos acharam que o futebol era um esporte muito pesado para elas, e inadequado para o corpo feminino. Essa proibição se prorrogou até o ano de 1971.

7 - Assistir jogos olímpicos

89

Os jogos olímpicos da grécia, de 1896 deram lugar a um número grande de mulheres atletas. Porém, os gregos antigos não permitiam que que as mulheres participassem, e no caso das mulheres já serem casadas, não podiam nem ser espectadoras, podendo ser punidas com pena de morte.

8 - Fumar em locais públicos

Women Smoking Cigarettes from the 1930s (4)

Antigamente fumar era um hábito visto como bonito e praticado por homens que se diziam fortes (imagem do cowbow bem sucedido). Em 1908, a cidade de Nova York proibiu que as mulheres fumassem em público (bares, restaurantes, hotéis). Existi até uma caso de que uma mulher foi presa por ascender um cigarro quando estava atravessando a rua. Bom, não sabemos ao certo em que essa lei se baseava, mas ela se prorrogou até o ano de 1927.

9 - Votar

01_eibar

No Brasil, em 1889, eram proibidos de votar menores de 21 anos, analfabetos, mulheres, soldados, indígenas e até os integrantes do clero. Apenas em 1932, foi criada a nova legislação eleitoral, que felizmente incluíam as mulheres ao direito de votar. Desde 1985, analfabetos e maiores de 16 anos ganharam o direito de votar.

10 - Direito para escolher um parceiro

galecki-marriage

Muito diferente de hoje, as mulheres antigamente não  podiam escolher a pessoa que iriam se casar e passar o resto de suas vidas, os casamentos eram arrumados pela família da mulher, e muitas vezes, elas já eram prometidas para alguma pessoa desde a infância.

Gostaram da matéria amigos? Comenta aqui pra gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+