Ser uma pessoa introvertida, nem sempre, quer dizer ser alguém anti-social. Normalmente, as pessoas introvertidas preferem ficar sozinhas e aproveitam melhor seu tempo dessa forma. Mas, essa não é uma verdade absoluta, muitas dessas pessoas precisam apenas de um tempinho a mais para se sentirem confortáveis o suficiente para quererem se abrir com outras pessoas.

Dizer que uma pessoa introvertida é tímida ou que não gosta de outras pessoas, é um erro, em alguns casos pode se dizer que sim mas, nem todas as pessoas que possuem essas características são introvertidas e vice-versa, além de tantas outras, claro.

A redação do Fatos Desconhecidos selecionou uma lista com as 10 coisas que pessoas introvertidas gostariam que as pessoas extrovertidas soubessem. Lembrando que essas falas não são verdades únicas, nem generalizam, apenas fazem parte de alguns grupos que, possivelmente, se identificarão.  

1. Pessoas introvertidas escolhem quando e com quem interagir

01

Não existe uma regra, cada pessoas escolhe quando e com quem vai interagir. Apesar de parecer absurdo para algumas pessoas, os introvertidos super valorizam seu tempo, por isso sentem a necessidade de selecionar suas companhias.

2. Não gostam de conversas à toa

02

Pessoas introvertidas tendem, por natureza, a serem pensadores profundos, possuem um certo senso de controle e, por isso, preferem conversas sobre ideais e grandes teorias, não se sentem bem com conversas fiadas, ou demoram mais que os normal para se acostumar.

Publicidade
continue a leitura

3. Ficar sozinho nunca será um problema

Woman at home playing guitar.

Para a maioria das pessoas, ficar sozinho por pouco tempo ainda é aceitável mas, para as pessoas introvertidas, quanto mais sozinho melhor. Não que não precisem de companhia mas, o tempo de companhia é muito inferior se comparado aos "reles mortais". Seu estímulo vem de si mesmo, ao contrário dos extrovertidos que precisam de alguém de fora.

4. Nem sempre são tímidos, muito menos mal-educados

04

Dizem que a primeira impressão é a que fica, no caso dos introvertidos essa primeira impressão é de que são pessoas tímidas demais ou rudes demais. Essa não é uma verdade sobre essas pessoas, a diferença aqui é que para essas pessoas "ser sociável" é uma opção, não uma obrigação.

5. Seus amigos são amigos de verdade

Relax on the garden

A grande maioria dos introvertidos são pessoas que sabem se socializar, apesar de fazerem isso apenas quando querem. Por isso mesmo escolhem de quem serão amigos. E com certeza, essas amizades são amizades verdadeiras, afinal, como já dissemos anteriormente, uma pessoa introvertida não perderá seu tempo com qualquer um.

Publicidade
continue a leitura

6. São maravilhosos escritores

06

Como foi explicado lá na introdução, nada aqui se trata de verdades absolutas, mas muitas pessoas introvertidas gostam e preferem escrever aquilo que estão pensando. E quando o estão fazendo detestam ser interrompidos. Se bem que, eles detestam ser interrompidos durante qualquer atividade que estejam fazendo.

7. Muitas vezes se forçam a agir com sinceridade

07

Tentam não ser indelicados, um fato que pode ser desagradável. Isso acontece porque são pessoas que, normalmente, sabem o que gostam e o que não gostam, o que querem e o que não querem. Por isso, muitas vezes, precisam "fingir" para poderem ser agradáveis com as outras pessoas.

8. Detestam lugares lotados

Publicidade
continue a leitura

08

Se estar sozinho é um prazer, imagem que para essas pessoas, estarem no meio de uma multidão pode ser algo desesperador. Esse tipo de lugar deixam essas pessoas cansadas; e por boa parte ser "sensitiva", conseguem captar facilmente a energia das pessoas que estão ao seu redor.

9. Não se interessam por historinhas de fim de semana

09

Se você é amigo de uma pessoa introvertida e adora lhe contar seu fim de semana, um conselho é parar com isso agora. Novamente, não se trata de uma generalização mas, algumas pessoas introvertidas simplesmente não suportam ficar ouvindo essas histórias. Muito menos, conversas de bêbado.

10. Não gostam de aniversários

10

Nem dos próprios nem dos outros. Como já mencionamos, pessoas introvertidas não gostam de lugares lotados, nem de chamar a atenção, e preferem estar na companhia de pessoas escolhidas por eles. Então, um aniversário, evento no qual é necessário um nível de sociabilidade (e paciência) além dos limites para pessoas que não o são, imaginem só para eles.

E aí pessoal, gostaram da matéria? Concordam ou discordam com esses itens? Sabem de mais algum? Será que vocês são pessoas introvertidas e não sabiam? Ou o contrário, são, na verdade, extrovertidos e acreditavam ser introvertidos? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Publicado em: 09/06/16 13h29