Quando chegamos a uma certa idade, pensar no passado muitas vezes nos faz querer voltar lá e mudar algumas coisas, não que desejamos viver tudo de novo, mas quando pensamos no que vivemos, como se fosse um filme passando a nossa frente, temos vontade de fazer algumas edições, cortar algumas partes, incluir algumas falas, evitar determinadas brigas, acrescentar outras, fazer modificações de uma forma geral, etc.

Principalmente quando se trata de relacionamentos amorosos, com certeza alguma vez você já teve um relacionamento, não interessa se sério ou assumido, no qual se entregou e quis fazer com que desse certo mas, a vida é a vida e as coisas não saem sempre (na verdade, quase nunca) como planejamos. Alguns erros do passado nos fazem querer voltar no tempo e poder consertar.

Infelizmente, isso não é possível, mas nada é tão ruim que não possa piorar. Se isso não é possível deve ser por um bom motivo. E hoje, mais maduros, depois de um bom tempo de término da relação, talvez seja a hora de refletir sobre algumas coisas que você gostaria de ter dito na época, e não disse, mas que ainda podem ser ditas hoje.

Lembramos que o que falaremos não se tratam de verdades absolutas e que algumas pessoas podem, ou não, se identificar. Por isso, leia com atenção essa lista com 9 coisas que você gostaria de falar para seus ex, que a redação do Fatos Desconhecidos selecionou.

1. Você não é o amor da minha vida

01

Quando nos relacionamos com alguém pela primeira vez, parece que o mundo vai acabar em amor e aquele relacionamento será o "mais maravilhoso" do universo. Só que não, quando o namoro acaba e o tempo passa, os sentimentos vão se encaixando em seus devidos lugares, fazendo com que voltemos à realidade.

2. Consigo viver maravilhosamente bem sem você

Publicidade
continue a leitura

02Estar bem consigo mesmo é uma das sensações mais perfeitas que podem existem. Chama-se paz interior, e ninguém é capaz de arrancar aquilo que você construiu com tanta dificuldade e cuidado. Por isso, pensar nos relacionamentos passados pode ser algo construtivo mas, saber que você consegue viver (e bem!) sem aquela pessoa, é melhor ainda.

3. Nosso término foi ruim, mas já superei

03

Algumas pessoas tem a facilidade de terminar um relacionamento tranquilamente, o que não acontece com todo mundo. Por isso, é bem comum ver as pessoas sofrendo ou reclamando de um término ruim. Só para lembrar, essa sensação passa! Então, quando essa pessoa tentar dizer algo a respeito, deixe bem claro, para vocês dois, que acabou.

4. Não devo desculpas por ter tentado

04

Muita gente acredita que pedir desculpas é a solução para a maioria dos problemas, não, não é. Acredite em você e na sua sinceridade. Não peça desculpas por ter tentado ou feito as coisas que fez. Ninguém muda por outra pessoa, apenas por si mesmo, por isso, tenha orgulho de quem você é e seja feliz.

5. Meu amor próprio é maior que suas injustiças

Publicidade
continue a leitura

Portrait of a businessman looking at himself in the mirror

Ex tem a tendência de querer infernizar nossa vida, acontece com mais frequência do que se imagina, e daí? Bom, as injúrias ditas por essas pessoas magoam e nos deixam mal, felizmente, não é para o resto da vida. Então, pensar em si mesmo e seguir a vida com prazer e amor próprio, com certeza, te farão feliz e terão mais peso do que aquilo lhe disseram.

6. Nosso tempo juntos foi maravilhoso mas, acabou

06

Por pior que tenha sido, algo de bom aconteceu durante o período em que estavam juntos. Nada é perdido, nenhum tempo é "gasto" à toa. O aprendizado é válido e colaborou para quem você é hoje. Por isso, deixe claro, para ambos, que apesar da saudade e da "falta" que um faz na vida do outro, o relacionamento de vocês acabou.

7. Sua família nunca gostou de mim, apesar dos esforços

Young woman sitting in a jar

Publicidade
continue a leitura

Em casos mais específicos, acontece. Se você já passou por isso entende o quanto é difícil passar por esse tipo de relação e sustentar uma vida à dois em meio a um tiro de guerra. Com certeza, na época, seus esforços valeram à pena, tentar é, sempre, melhor do que não tentar. Mas, poder falar isso para a pessoa é libertador. E o contrário também, caso sua família nunca tenha gostado da pessoa em questão.

8. Não guardo mágoas

08

O que passou, passou, a tristeza foi longa, mas acabou. Por isso, falar, e sentir verdadeiramente, que as mágoas acabaram é um passo para seguir em frente. Sem futuros problemas, e livre para se comprometer com outras pessoas, sem medo de resquícios que possam voltar à tona.

9. Desejo, verdadeiramente, que você seja feliz

09

Complementando o item anterior, felicidade é o sentimento mais bonito que você pode desejar para alguém. Até mesmo porque pessoas felizes não incomodam ninguém.

Então é isso pessoal, gostaram da matéria? Já passaram por essas situações? Existe algo que gostariam de falar para seus ex, que não foi mencionado aqui? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Publicado em: 09/06/16 15h50