Ciência e Tecnologia

10 coisas que se você ver em um microscópio vai acabar ficando paranoico

0

De longe todo mundo é normal, diz o sábio ditado popular. Mas basta uma aproximação um pouco mais minuciosa para perceber defeitos e outros mil detalhes que se antes passavam despercebidos, com o tempo podem passar a incomodar. Essa expressão popular pode ser usada em todas as situações, não apenas nas relações humanas. As coisas  também parecem normais quando vistas de longe, mas você já imaginou como elas ficariam em um microscópio? Tudo é uma questão de perspectiva. E a perspectiva de uma lente potente de aumento é capaz de nos mostrar tudo por um ângulo jamais antes imaginado.

Microscópios eletrônicos são ferramentas poderosas para estudo dos cientistas. As imagens ampliadas e de alta resolução permitem que os pesquisadores entendam como as coisas funcionam, de onde vieram, como se formaram e porque são assim.

Para quem não é cientista as imagens são tão impressionantes quanto. Talvez não dediquemos nosso tempo para a pesquisa. Mas somos capazes de perceber o mundo de uma maneira completamente diferente.

Acompanhe essa lista de 10 coisas que de longe parecem normais, mas que em um microscópio é capaz de te deixar completamente paranoico:

1 – Flocos de neve

Flocos de neve quando vistos em microscópios parecem estrelas, flores, possuem detalhes encantadores de uma arquitetura única formada pela natureza. Eles se formam do agrupamento de cristais de gelo. O desenho formado varia de acordo com a temperatura e pressão a que são submetidos.

2 – Fio de cabelo humano

Aquele cabelo sedoso e lindo que você leva horas e rios de dinheiro para cuidar, tratar e manter? Bem, de perto ele não parece assim tão bonito. Lembra um pouco uma farpa de madeira. O mais interessante é que um único fio de cabelo é formado por várias camadas e no microscópio podemos ver cada detalhe da sua composição.

3 – Cabeça de uma abelha da espécie Stelis Ater

As abelhas são lindas, certo? De certo são perigosas e podem nos machucar, mas nem nos sonhos mais loucos imaginaríamos ficar face a face com esse inseto. De perto, uma abelha é muito mais assustadora e seus olhos saltados, a feição do “rosto” lembram mais um alienígena.

4 – Pulga-da-água

Esse bichinho até que é fofo. Trata-se de uma pulga-da-água, cientificamente conhecida como Daphia magna. Essa imagem foi clicada e ampliada no Instituto de Bioquímica e Biologia da Alemanha, por Joan Röhl. Essa reprodução está ampliada 100 vezes maior do que o campo normal de visão. Dá até para ver que o inseto está bebendo água como um beija-flor que encosta o bico delicadamente para sugar o néctar de uma flor.

5 – Grãos de areia

O chinês Yanping Wang, do Planetário de Beijing teve uma ideia genial. Colocar grãos de areia minúsculos para serem observados de perto. Como seria essa imagem? Bem diferente do que somos capazes de ver a olho nu. Grãos de areia não são formados por fragmentos uniformes, da mesma textura e cor. Na verdade são mais interssantes e complexos do que poderíamos imaginar.

6 – Piolhos agarrados a fios de cabelo

Piolhos já são desagradáveis quando vistos de muito, muito longe. De perto, eles são muito mais assustadores do que poderia supor a nossa vã capacidade visual. Já imaginou se você encolhesse como no filme “Vida de inseto?” Não seria nada agradável se deparar com um monstro terrível como esse. Ainda bem que somos grandes.

7 – Larva de uma abelha da espécie Hoptilis Monstrabilis

As larvas das abelhas parecem tão feias quanto as abelhas adultas. A boca delas possui essas duas “garras” que mais lembram o filme do “Alien x Predador”. Não lembra em nada a fofura que são os “bebês” de abelha em “Uma vida de inseto”. Doce ilusão.

8 – Cabeça de uma larva

Na verdade, aparentemente todos os bichinhos pequenos quando vistos de perto parecem assustadores. Essa larva poderia muito bem ser uma inspiração para um filme alienígena. A cor laranja, os olhos azuis, o formato de “chifres” na cabeça, a boca… A ampliação de um microscópio nos leva a um mundo completamente diferente.

9 – Cabeça de uma traça

Temos mesmo que agradecer o nosso tamanho. Um animal assim só parece possível na era dos Dinossauros. O mais impressionante é imaginar que esse “bichinho” é o responsável por deixar aqueles furinhos na sua roupa. Naftalina neles!

10 – Cílios humanos

Essa imagem seria uma ampliação de uma grama? Quem dera. Na verdade isso são cílios humanos. De perto, essa parte do nosso corpo que consideramos tão bela, parece até um pouco suja e asquerosa. Mas faz parte: melhor nem pensar nisso. Vida que segue! E que bom que não conseguimos ver tudo de tão perto. Algumas coisas é melhor manter uma distância saudável, para a nosso bem e sanidade.

Achou interessante essa perspectiva do microscópio? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite também para compartilhar a matéria com seus amigos e familiares.

A Coca-Cola decidiu realizar o sonho de muita gente unindo essas duas paixões

Matéria anterior

Metal – Origem do Batman que Ri finalmente é revelada

Próxima matéria

Você pode gostar