Pela primeira vez uma célula foi filmada se movendo em um organismo vivo

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      25/04/18 às 14h07

Embora não seja nenhuma novidade para os cientistas como as células se movem pelos organismos, este vídeo é a primeira filmagem tridimensional de alta resolução do processo. O vídeo mostra em tempo real como uma célula imune migra através do ouvido interno de um peixe-zebra.

Os pontos azuis que a célula está absorvendo são partículas de dextrano, um polissacarídeo que é encontrado em facilmente em medicações. Apesar de já conhecermos sua movimentação através das lentes de um microscópio, obter essas imagens em alta resolução em vídeo traz novas perspectivas para entender como funciona nosso organismo.

A filmagem

Uma vez que as células normalmente são observadas em lâminas de vidro e não em seu estado natural. No organismo em si. Além de que o uso das luzes nos microscópios para melhorar a visualização acaba por atrapalhar, pois detalhes podem ser perdidos pela lentidão dos equipamentos.

"Quando se trata de biologia celular, a pergunta que fica é: quando podemos acreditar no que estamos vendo? E isso contribui para o medo de não estarmos vendo as células em sua forma natural, quando estão em repouso.", afirmou o físico Eric Betzig do Instituto Médico Howard Hughes, na Virgínia.

Pensando nisso a equipe do físico, e lidar do estudo,uniram tecnologias que resultaram em imagens claras de uma célula em seu ambiente natural. Este resultado é algo que a comunidade científica deseja há anos. Imagens claras de nossas células em ação em um organismo.

Este novo equipamento poderá auxiliar em grandes avanços de pesquisas e descobertas dentro da biologia celular. A equipe de Betzig já trabalha em uma versão menor e mais barata do equipamento como uma nova geração de microscópios. Confira as imagens registradas pelo físico sua equipe.

Então pessoal, que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos.

Via   Science Alert  
Imagens Pinterest
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+