Entretenimento

10 coisas que toda pessoa desempregada precisa aguentar

0

Somente no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas estão desempregadas. E somente quem já passou ou passa por essa situação sabe o que é sentir aflição, ansiedade e uma certa raiva em alguns momentos. Isso porque o período onde uma pessoa fica sem emprego é visto por muitos como algo provocado pelo desempregado, mas nem sempre é assim.

Para muitos, estar sem um trabalho remunerado – por dias, meses ou até mesmo anos – é uma realidade, mas independentemente do tempo, todos precisam aguentar algumas coisas no dia a dia que acabam sendo chatas ou constrangedoras, como depender de parentes para pagar contas, se deparar com vagas que exigem 10 anos de experiência com benefícios de uma vaga de estágio.

Esses e outros exemplos estão na lista preparada pela Fatos Desconhecidos sobre 9 coisas que toda pessoa desempregada precisa suportar. Confira.

1 – Ficar desempregado é igual ter tempo livre / depender de parentes para sobreviver

Quem já passou um período desempregado sabe o sufoco que é ao voltar a depender dos pais para pagar as contas ou ter de passar pelo momento super constrangedor de pedir dinheiro emprestado sem saber quando vai conseguir devolver.

2 – Cortar o “luxo” de coisas que antes eram comuns

O “baque” de perder um emprego é muito grande. Algumas pessoas chegam a ficar deprimidas quando isso acontece. Porém, uma das piores partes ao enfrentar esse período é a necessidade de parar de comprar ou fazer coisas que antes eram comuns, como ir ao salão toda semana ou sair com os amigos. Essas coisas acabam se tornando “desnecessárias”.

3 – Aprender a ouvir “não estamos contratando” de empregadores

Ninguém gosta de ficar desempregado, e a pior parte desse momento é chegar nas empresas e descobrir que no momento não estão contratando. Um sentimento de viagem perdida misturada com frustração acaba tomando conta. Mas, com o tempo, o desempregado acaba aprendendo a lidar com isso.

4 – O frio na barriga quando uma empresa liga para fazer entrevistas

Toda pessoa desempregada sabe o que é ficar ansioso antes de fazer alguma coisa. Para eles, esse momento é o período que antecede a uma entrevista de emprego. Ao receber uma ligação marcando o dia e hora para terem uma conversa uma agonia toma conta. E, por mais que a pessoa estude sobre a empresa que possivelmente pode contratá-lo e treine algumas perguntas que possivelmente vão ser feitas, elas sempre sentem que nada foi suficiente. E acaba sendo impossível não sentir um frio na barriga.

5 – Parentes perguntando quando é que vai conseguir um emprego

Geralmente é uma empresa que não tem relação nenhuma com sua formação profissional.

Passar pela terrível experiência de ficar desempregado já é ruim, agora imagine aguentar os parentes perguntando toda vez quando é que você vai conseguir um emprego, ou te comparando com algum amigo que estudou junto e já está empregado. Mas não para por aí, por mais que a pessoa esteja empenhada em conseguir um trabalho, elas acabam sendo obrigadas a ouvir um sermão julgando que não estão correndo atrás.

6 – Notícias sobre como se comportar em uma entrevista de emprego

Toda pessoa que está há bastante tempo sem trabalhar sabe da importância de ler e reler as mesmas notícias sobre como se comportar em uma entrevista de emprego e fazer os testes mais comuns em casa. Geralmente essas informações são sempre as mesmas, porém, faz parte da lista de coisas que todo desempregado precisa suportar.

7 – Não receber retorno da empresa

Uma das maiores aflições do mundo para um desempregado é esperar o retorno da empresa onde passou por uma entrevista. Como falamos em tópicos anteriores, a ansiedade acaba sendo a aliada dessas pessoas durante esse terrível período. Mas a pior parte é não receber um telefonema ou e-mail informando se foi ou não selecionado para o tão sonhado cargo candidatado.

8 – Ver o dinheiro da conta sumir, cada vez mais rápido

Uma das consequências de passar dias ou até mesmo meses sem trabalho remunerado é perceber que o dinheiro guardado em poupança durante tanto tempo e conquistado com muito suor vai diminuindo. Quando a pessoa desempregada se dá conta toda a quantia acabou e começa o constrangimento que citamos no item 1.

9 – Vagas que exigem experiências totalmente fora de contexto

O grande drama das pessoas que por acaso do destino acabam ficando desempregadas é aguentar algumas oportunidades que exigem diversos requisitos, como 10 anos de experiências como condição ao concorrer uma vaga de estágio, ou ter experiência como pedreiro para trabalhar como técnico em computador.

10 – Se deparar com vagas com descrições que te fazem querer sair correndo

"Não tem salário, mas seu nome aparecerá em muitas coisas importantes, você devia dar graças a deus!!!"

Tudo bem que na hora do “desespero” um desempregado acaba aceitando “qualquer tipo de emprego”, porém, às vezes, as pessoas que acabam ficando sem emprego são obrigadas a se deparar com vagas um pouco inusitadas, como na foto acima, onde não descrevem sobre o cargo ou salário especificamente.

Você já precisou passar por alguma dessas situações? Comente abaixo a sua experiência. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Essa parece uma mesquita qualquer, mas ela esconde algo magnífico por dentro

Matéria anterior

28 imagens que mostram como seriam algumas cenas famosas se tivessem sido feitos na Rússia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos