10 coisas que todo mundo precisa saber e que podem salvar a vida de alguém

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      19/05/17 às 14h32

O mundo seria bem mais fácil de viver se o ser humano já nascesse sabendo de tudo e com um manual de sobrevivência, não é mesmo? Algumas coisas, como acidentes ou trágicas decisões, às vezes, acontecem por falta de conhecimento.

Porém, a Fatos Desconhecidos resolveu te dar uma forcinha e fez uma lista sobre 10 coisas que todo mundo precisa saber e que podem salvar a vida de alguém. Ajudar uma pessoa que está engasgada e ficar por dentro da regra dos 3 sobre a sobrevivência são um dos exemplos que separamos para você.

1 - Não inflar o colete salva vida antes da hora

Lembre-se: em caso de emergência e a aeronave precisar fazer um pouso na água, nunca infle o colete salva vida dentro do avião, pois a pessoa pode sair flutuando pelo ar. O ideal é entrar na água com o colete desinflado e somente depois puxar a válvula de segurança.

2 - Saiba ajudar uma pessoa engasgada

Engasgar é uma condição em que alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas e pode acontecer com qualquer pessoa podendo provocar até a morte. Sendo assim, é importante saber ajudar  alguém nessa situação. Então segue os passos do que fazer nessas circunstâncias.

Primeiro coloque o punho em cima do umbigo de quem está engasgado, depois segure o punho firmemente movendo para cima. Faça este movimento com o punho para cima e para dentro até que a pessoa consiga se livrar do alimento.

Se isso não funcionar, deite a pessoa em um lugar horizontal fixo e pressione seu abdômen acima do umbigo para produzir uma rápida pressão. Repita esse movimento até que o objeto seja expulso.

3 - Ajustar o retrovisor

Um dos principais motivos de acidentes de trânsito está na falta de ajuste dos retrovisores do carro, que faz com que os motoristas fiquem com pontos cegos enquanto dirigem. O correto é sempre ajustar os aparelhos para que se tenha uma visão total da pista e assim evitar possíveis eventualidades.

4 - Sempre carregar comprimidos anti-alérgicos

Só é possível saber quando se tem alergia de alguma comida ou objeto após ingerir/tocar e passar mal. Sendo assim, para evitar riscos de perceber isso durante uma viagem ou na rua é importante sempre levar consigo comprimidos anti-alérgicos.

5 - Reconhecer uma cobra venosa

As cobras são caracterizadas como répteis escamados e de corpo alongado. Além disso, desde sempre as pessoas aprendem que o animal é perigoso e sua mordida pode ser fatal. Porém, existe uma diferença entre as cobras venenosas e as não venenosas: a dissemelhança do abdômen, pois os répteis venenoso possuem a calda coberta com escamas não bifurcadas.

Outra característica do animal está na pupila dilata, no caso da serpente perigosa. Além disso, a divisão entre a cabeça e o resto do corpo é distinta.

6 - Jamais se esqueça da regra dos três

O corpo do ser humano tem limites de resistência e por isso é sempre importante se lembrar da regra dos três. Estudos mostram que é possível ficar 3 minutos sem respirar, 3 horas sem abrigo em condições climáticas extremas, 3 dias sem água e 3 semanas sem comida.

7 - Não usar telefone enquanto dirige

Falar ao telefone enquanto dirige em muitos países é proibido. No Brasil, por exemplo, a multa, considerada gravíssima, custa R$ 293,47. Isso porque especialistas em trânsito afirmam que volante e celular não combinam, pois o segundo tira a atenção do motorista e pode provocar acidentes. O mesmo serve para pedestres.

8 - Panelas pegando fogo

Se um dia a sua panela começar a pegar o fogo e o fogão for a gás desligue primeiro o gás e em seguida coloque água no objeto para abafar as chamas. Segundo bombeiros, jamais se deve jogar água em cima da panela, isso porque o líquido faz com que o fogo se altere.

9 - Jamais remover um objeto de dentro de uma ferida

Segundo especialistas, nunca se deve remover uma faca ou qualquer outro objeto de dentro de uma ferida. O correto é estancar o sangramento e ir até o pronto socorro mais próximo.

10 - Atenção na hora que o avião vai aterrissar ou decolar

Especialistas da área afirmam que as pessoas precisam ter cuidado durante os primeiros 3 minutos antes do avião decolar e 8 minutos que antecedem a aterrissagem da aeronave. O ideal é se comportar de forma confortável e se lembrar das ações que devem ser feitas em caso de emergência.

O que você achou dessa lista? Compartilhe conosco a sua opinião.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+