• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que você não sabia sobre as gueixas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      08/08/19 às 16h44

Por mais que o Japão seja um país pequeno, ele tem uma cultura muito grande e rica, que já se espalhou por várias partes do planeta. As gueixas, por exemplo, são um dos maiores símbolos do Japão para os ocidentais. Frequentemente, elas são vistas como garotas de programa. Mas, na verdade, essas mulheres são como acompanhantes sociais e têm funções de entretenimento para classes ricas e poderosas. Além de não venderem ou alugarem seus corpos ou realizar serviços sexuais.

A maioria de nós as associa com maquiagens de pele branca e batons vermelhos, com quimonos de seda e cabelos em penteados elaborados. Mas as gueixas têm suas origens há vários séculos. Mostramos aqui, algumas coisas que a maioria das pessoas pode não saber sobre elas.

1 - Terminologia

Gueixa é o mesmo termo para geiko e geigi. Todos esses nomes têm o mesmo caráter "gei", que significa alguma coisa que requer habilidade, espírito e ideia. "Sha" quer dizer pessoa ou coisa, "Ko" criança e "Gi" é uma mulher que serve em um banquete com música tradicional japonesa.

Com a junção de todos esses termos, temos, no fim, uma mulher que serve como entretenimento para os convidados, dançando com música tradicional japonesa e também cantando durante um banquete.

2 - Gueixa homem

Engana-se quem pensa que gueixas são apenas mulheres. No período Edo, em Kyoto e Osaka, gueixa significava um houkan, que era um animador. Então, o papel desse homem era entreter os convidados, mostrando o seu talento e ajudando as pessoas. Foi apenas na era Meiji, que "gueixa" se tornou uma palavra feminina.

3 - Treinamento para ser gueixa

Assim como a maioria das profissões e dos oficios, existe um período de treinamento para aqueles que querem seguir esse caminho. E para as gueixas, isso não é diferente. As mulheres, que estão em treinamento para serem gueixas, são chamadas de maiko. As maiko também servem como atuantes de entretenimento. Elas podem ser reconhecidas por causa de seu quimono, que é mais colorido, e por terem penteados bem diferentes.

4 - Oshiroi

O característico pó branco, que as gueixas usam, tem um nome. Ele é chamado de oshiroi. Elas usam esse pó para cobrir seus rostos e também a parte de trás de seus pescoços. No começo dos tempos, esse pó tinha chumbo e fazia com que as gueixas tivessem grandes problemas de saúde.

Para completar o visual, elas colocam um pouco de sombra vermelha no final de seus cílios e passam um batom vermelho bem marcante.

5 - Dentes pretos

Nos tempos antigos, as gueixas pintavam seus dentes de preto. Esse costume foi chamado de ohaguro e não era seguido apenas pelas gueixas, mas sim por todas as mulheres da época. O significado desse costume mudou conforme o passar das épocas, mas era prioritariamente por causa da beleza. Atualmente, as maiko só escurecem seus dentes, quando elas concluem o seu treinamento.

6 - Travesseiro especial

Uma coisa bastante característica da gueixas são os seus penteados. Eles levam horas para fazer e as mulheres passam por verdadeiras torturas para conseguir mantê-los intactos. Exatamente por isso, é que, para não estragar o penteado, as gueixas tinham que dormir em travesseiros especiais de madeira ou takamakura, que eram feitos especialmente para elas.

7 - Casa de gueixas

A casa onde vivem as gueixas é chamada de okiya. E para entrar em contato com uma gueixa, é preciso contactar a okiya. As pessoas telefonam ou nomeiam um gueixa, através da okiya. Quem solicitar uma, não a pode escolher cara-a-cara. Para conseguir ver algumas das gueixas, somente se a pessoa tiver conexões na okiya.

8 - Patronos

As gueixas poderiam ter patronos. Esses eram chamados de danna e, normalmente, eram homens poderosos e ricos. Até porque ele teria que pagar todas as despesas de uma gueixa pelo resto de sua vida. Se tornar uma danna, era um símbolo de alto status social, porque mostrava às pessoas que você tinha dinheiro para ser um patrono.

9 - Vestimenta

Sempre que as pessoas veem gueixas, elas estão usando quimonos. Os quimonos usados por elas são feitos de seda e à mão. Pelo trabalho e tecido que são usados para fazê-los, os quimonos têm um valor muito alto.

10 - Casamento

A gueixa é uma animadora e ela não pode se casar, enquanto estiver trabalhando como tal. Mas o casamento não é proibido para as gueixas. Quando elas deixam de trabalhar, elas então podem se casar, caso queiram.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+