10 coisas que você não sabia sobre Dragon Ball

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      28/01/15 às 18h00

Dragon Ball é um fenômeno mundial até hoje. O primeiro mangá de Dragon Ball foi publicado na revista Shonen Jump de 1984 a 1995.  O anime começou no Japão no ano de 1986 e terminou em 1997.

Com doze anos de duração e 508 episódios, a série foi dividida em três fases: Dragon Ball, com 153 capítulos; Dragon Ball Z, com 291 e Dragon Ball GT com 64. A série era exibida uma vez por semana (aos sábados) em horário nobre lá no Japão.

Veja agora 10 coisas que você não sabia sobre Dragon Ball:

Dragon Ball não existiria sem Jackie Chan

10

Vocês devem estar pensando: "O que uma coisa ter a ver com a outra?". Bom, todos sabem que Dragon Ball, mais especificamente Goku, foi baseado em uma lenda Chinesa, a lenda do Rei Macaco ou a lenda de Saiyuki no Japão.

Mas o próprio Akira Toriyama, criador da saga, disse em entrevista à revista Shonen Jump dos EUA, "se não fosse por um filme de Jackie Chan, Dragon Ball nunca teria sido criado" e não teríamos Son Goku hoje.

Toriyama era um grande fã dos filmes de artes marciais e em especial do ator Jackie Chan. Para homenagea-lo ele introduziu as artes marciais dentro do mangá além de se inspirar no ator para criar o atrapalhado e poderoso Goku.

Dragon Boy?

11

O primeiro mangá do estilo artes marciais de Toriyama foi um mangá chamado Dragon Boy e conta a história de um menino com asas de dragão que treina artes marciais em um bosque e que um dia recebe de seu Sensei a missão de levar uma princesa à sua terra natal em segurança. O mangá foi tão bem aceito pelos leitores que Toriyama decidiu então que assim seria a sua nova história, já que estava à procura de uma.

A partir de Drunken Master, Akira Toriyama começa a planejar uma história e personagens para Dragon Ball mantendo as origens chinesas do filme e inspirando-se na lenda do Rei Macaco, ou a lenda de Saiyuki a Jornada ao Oeste no Japão.

Goku era cotado para ser um macaco

12

De inicio a ideia seria fazer de Goku um macaco de verdade, mas essa ideia foi logo descartada pois seria uma copia do Rei Macaco. Então Toriyama inspirou-se em Dragon Boy para criar Goku, o menino seria humano mas com um adicional, uma cauda de macaco.

Dragon Ball ia ser finalizado assim que Goku encontra-se as esferas do dragão

Ainda bem que isso não aconteceu não é mesmo? Toriyama adicionou também as esferas do dragão na história, que quando juntas, dariam o direito a realizar sonhos, assim como na lenda de Saiyuki que partem em sua jornada em busca dos escritos sagrados do Budismo.

Dragon Ball estava fadado a terminar quando as sete esferas fossem reunidas, mas o sucesso do mangá foi tão grande que optaram por continuar com a história, e então Toriyama foi meio que "obrigado" a continuar desenhando os mangás que eram publicados semanalmente.

Goku é uma mulher?

Calma, calma. No Japão uma senhora chamada Masako Nozawa faz a voz de Goku e seus filhos Gohan e Goten. As mulheres, por causa da voz mais fina, conseguem imitar vozes de criança com muita facilidade. Masako começou fazendo a voz de Goku na primeira parte da série e quando ele ficou mais velho conseguiu alterar a voz para um personagem diferente.

Com os filhos ela fazia a mesma coisa e deixou Akira Toriyama espantado: "Em uma cena em que Goku, Gohan e Goten apareciam juntos, Nozawa Masako conseguiu fazer as três vozes da conversa ao mesmo tempo", disse Toriyama. Aqui no Brasil, Goku também é dublado por uma mulher (Úrsula Bezerra, a mesma dubladora de Naruto) em Dragon Ball.

Nomes dos personagens

13

Alguns personagens de Dragon Ball possuem nomes bem diferentes relacionados à comida e algumas outras coisas. Dá para citar vários exemplos como Vegeta que vem da palavra vegetal, Freeza de Freezer, Trunks de calções de banho em inglês e as tropas especiais Ginyu (Leite, em japonês) que têm seus nomes tirados do cardápio do café-da-manhã ocidental.

A mulher de Toriyama inventou o Kamehameha

14

Um dos golpes mais conhecidos de Goku (e mais imitado nas brincadeiras dos anos 90) foi inventado pela mulher de Toriyama. Ele estava aborrecido dizendo: "O nome do ataque especial do Mestre Kame vai ser alguma coisa com Ha". Logo sua mulher disse: Kamehameha.

A palavra tinha uma sonoridade boa e foi logo incorporada ao personagem. O "Kame" significava tartaruga e "Ha" significava onda, mas a palavra inteira não tem significado algum em japonês. Entretanto, Kamehameha é um Deus havaiano. Misturando tudo dá até pra entender porque o Mestre Kame vive numa ilha e tem um casco de tartaruga nas costas.

Personagem preferido de Toriyama

15

Nada de Goku. Piccolo é o preferido do autor da série. O personagem foi criado por Akira Toriyama quando ele queria um antagonista que fosse um verdadeiro personagem maligno. Antes da sua criação, quase todos os vilões da série eram considerados muito adoráveis.

Quando Piccolo foi criado, Toriyama percebeu que sua aparição se transformou em um dos momentos mais interessantes da história do mangá e ele se tornou um de seus personagens favoritos. Apesar de que Akira considerava clichê a transformação de um vilão em herói, ele comentou que ainda se sentia emocionado ao desenhar Piccolo pois apesar de sua cara assustadora, ele se tornou uma criatura bastante simpática.

Piccolo surgiu dos desenhos que Akira fazia de humanos mas depois foi planejado para ser um demônio. Quando o protagonista Goku se tornou o homem mais forte da Terra, Toriyama decidiu criar personagens de outros planetas e a Piccolo foi estabelecido como um Namekuseijin.

Personagem que Toriyama mais odeia

16

Não é nenhum dos vilões. O personagem mais odiado pelo autor é a esposa de Goku: Chi-chi. Ele disse que a personagem é muito mandona e que apesar de tudo ele a fez "chata" de propósito. Ela zela pelo bem-estar de sua família, e deseja que seus filhos não sigam o estilo de vida de Goku, sempre envolvido em lutas e conflitos.

Chi-Chi tenta fazer Gohan se concentrar nos estudos durante sua infância, mas seu plano é interrompido por constantes ameaças à Terra durante esse período. Ela toma atitudes diferentes com Goten, e até mesmo o treina.

Filha do Rei Cutelo, Chi-chi também é bastante forte, sendo capaz de chegar às etapas finais do torneio Tenkaichi Budokai.

Goku se casou por comida

Chi-chi e Goku se conheceram quando crianças, e Goku promete se casar com ela, pensando que casamento é algum tipo de comida. Ela o confronta mais tarde e o faz cumprir sua promessa, apesar do mal-entendido.

 

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+