Curiosidades

O que aconteceria se todos os mortos voltassem à vida?

0

Se você assistiu aos últimos filmes dos Vingadores, você conhece muito bem o vilão Thanos. Ele tem o propósito de trazer equilíbrio ao universo. Para fazer isso, ele precisa eliminar metade de todos os seres vivos do mundo. Mas e se a situação fosse o contrário, e ao invés de eliminar parte da população, trouxéssemos de volta todos que já se foram? Se de alguma forma inexplicável, todas as pessoas que já morreram voltassem à vida? Seria algo como uma ressurreição em massa. Como seria o nosso planeta suportando tantas pessoas ao mesmo tempo?

Não estamos falando de algo tipo The Walking Dead, em que todos os mortos voltam à vida como zumbis, mas sim como as pessoas que elas eram mesmo antes de morrer. Isso pode até parecer algo bom, levando em consideração que poderia ser uma ótima oportunidade de encontrar seus entes queridos que já se foram. Mas não se iluda, isso não seria nada bom, seria horrível na verdade.

Hoje existem mais seres humanos vivos no planeta do que em toda a história da humanidade. Mas isso não chega nem perto da quantidade de pessoas mortas. A população global atual é de 7,7 bilhões de pessoas, e isso é muito, no entanto, representa apenas 7% de todos os humanos que já viveram na Terra.

Voltando no tempo, cerca de 200 mil anos atrás, na época em que os humanos começaram a evoluir. Se contarmos todos os humanos que nasceram até hoje, a população mundial seria de cerca de 108 bilhões de pessoas. Não precisa ser nenhum gênio para saber que, com todas essas pessoas vivendo ao mesmo tempo, o planeta entraria em colapso. Quanto tempo você acha que levaria para isso acontecer?

Superpopulação mundial

Para alguns cientistas, o planeta Terra é capaz de suportar um máximo de 10 bilhões de pessoas. Se as projeções da Organização das Nações Unidas estiverem corretas, chegaremos a esse número até o ano de 2100. Do jeito que os anos estão passando rápido, isso é agorinha. Mesmo que seja aterrorizante, ainda temos algum tempo para buscar soluções viváveis para a superpopulação do planeta.

Então imagine, que um belo dia você se depara com várias pessoas que não vê há algum tempo. Isso porque elas estavam mortas, e agora não estão mais. O que muitas pessoas poderiam enxergar como um milagre, na verdade, é uma crise. E uma crise das grandes, já que vai faltar comida para muita gente.

O espaço pode até ser um problema, porém não é o pior deles, já que muitos seres humanos viviam em áreas rurais no passado. Então, espera-se que a maioria dos ressuscitados volte para lá.

Porém, apesar de ter terra suficiente para todos viverem, não teríamos terras suficientes para alimentar esse tanto de gente. Atualmente, já usamos cerca de um terço das terras cultiváveis do mundo, e isso daria para alimentar apenas 7% da população total. Ou seja, é simplesmente impossível alimentar 100 bilhões de pessoas. Nessa situação, 90% da população mundial morreria de fome, e isso em um período máximo de dois meses.

Falta de recursos

E esse tanto de gente morrendo não inclui as milhares de mortes que surgiriam devido a uma grande guerra mundial por recursos. Nesse cenário caótico, as pessoas iriam para a guerra na tentativa de conseguir recursos básicos de sobrevivência. E sejamos honestos, essa seria uma luta muito injusta.

Hoje, com os 7 bilhões de habitantes no planeta, muitas pessoas já morrem de fome e sede, imagina como seria essa situação elevando o número para 100 bilhões? Mesmo que isso seja uma situação totalmente impossível, é algo que nos faz pensar. Quantas pessoas podem viver no mundo confortavelmente? Quais as mudanças que teriam que ser feitas para acomodar a crescente população? E quais coisas simplesmente mudariam de forma natural?

O fato é que a população mundial continua a crescer, mesmo com as taxas de fertilidade diminuindo em todo o mundo. E não vai demorar muito para que tenhamos que encontrar respostas e soluções para essas perguntas.

E você, o que acha disso? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

7 coisas que você não sabia sobre Aladdin

Matéria anterior

Reveladas primeiras fotos do set de Viúva Negra

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos