Curiosidades

10 curiosidades sobre o criador da Turma da Mônica

0

Os quadrinhos da Turma da Mônica caíram no gosto popular dos brasileiros e acompanharam o crescimento de várias gerações. Incentivando o hábito da leitura e divertindo as crianças, as tirinhas foram criadas no ano de 1959. As revistinhas só foram lançadas em 1970.

O idealizador dos personagens do bairro do limoeiro, Maurício de Sousa, completou, em 2021, 86 anos de idade. Ele é o criador de diversos personagens icônicos e cativantes e tem seus próprios princípios e manias na hora de criar um novo personagem.

Uma característica marcante de sua empresa, a Maurício de Sousa Produções, é sempre levar para os quadrinhos da Turma da Mônica personagens que representem a sociedade e a diversidade cultural do território brasileiro.

A cada novo personagem criado, Maurício de Sousa se renova e cativa cada vez mais o seu público. Não é errado dizer que o cartunista fidelizou tanto seu público-alvo que, mesmo crescendo, os adultos que são fãs do seu trabalho leem os quadrinhos até hoje.

Em comemoração a todo esse sucesso, trouxemos uma lista com curiosidades envolvendo a vida e as criações de um dos maiores cartunistas do Brasil e que você certamente nem imaginava.

10 Curiosidades sobre Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica

Foto: Uol

1- Maurício Araújo de Sousa é filho de poetas. Dona Petronilha Araújo de Sousa era poetisa, já o pai do cartunista, Antônio Maurício de Sousa, trabalhava como poeta e barbeiro. 

2 – Seu primeiro personagem foi criado aos 12 anos de idade, quando o desenhista ainda estava na escola. O personagem foi nomeado como Capitão Picolé.

3 – Maurício de Sousa deu início à sua carreira de cartunista produzindo cartazes e pôsteres para ajudar à pagar as contas de casa.

4 – Por influência do pai, o cartunista é são paulino e teve que raspar a cabeça após perder uma aposta feita com um corinthiano.

5- Maurício de Sousa trabalhou como jornalista policial no jornal Folha da Manhã, atual Folha de São Paulo. A curiosidade aqui é que o cartunista não gosta de ver sangue, dessa forma, ele pedia que os fotógrafos descrevessem as cenas de crime para que ele pudesse redigir a reportagem. Suas matérias eram ilustradas com desenhos. Nessa época Maurício ainda não havia adentrado ao mercado de quadrinhos.

6 – Seus primeiros personagens publicados em tirinhas foram Bidu e Franjinha. Sua primeira tirinha foi publicada em meados do ano de 1959, no jornal onde o cartunista trabalhava na época.

7 – Com exceção do personagem Cebolinha, os personagens principais dos quadrinhos da Turma da Mônica não usam sapatos. Conforme informações do próprio criador, esta foi uma forma de simplificar os desenhos com o aumento da demanda de trabalho.

8 – Maurício de Souza é pai de dez filhos. Dez filhos! São eles: Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Maurício Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira.

9 – Seus personagens são baseados em pessoas do seu convívio ou que fizeram parte da história de Maurício de Sousa. Dentre suas inspirações para as criações estão os filhos e amigos de infância. A criação de Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Nimbus, Do Contra, Vanda, Valéria e Dr. Spada foram inspirados e baseados em seus filhos.

10- Em aproximadamente 60 anos de carreira, mais de 400 personagens foram criados por Maurício de Sousa. Suas revistas em quadrinhos já venderam mais de 1 bilhão de cópias, sendo publicadas em mais de 100 países. O sucesso de Maurício de Sousa é tão grande que o cartunista já foi homenageado por uma escola de samba.

Fonte: Cultura Uol

7 famosos que já moraram em casas mal assombradas

Matéria anterior

Esse lugar incrível foi destruído por seres humanos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos