Curiosidades

10 Curiosidades sobre os Beatles que você não sabia

0

Formada entre as décadas de 1960, na cidade Liverpool, Inglaterra, a banda britânica The Beatles foi composta pelos músicos John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Com musicas que embalaram jovens e adultos de todas as idades, o quarteto teve uma pequena passagem pelo mercado musical, sendo encerrado oficialmente no ano de 1970, com o álbum “Let It Be”.

Mesmo durando apenas uma década, The Beatles foi capaz de influenciar a cultura e o mercado musical e ter uma influencia tão grande que é lembrada até hoje. Prova disso é a estreia da serie documental dirigida pelo cineasta Peter Jackson, que estreou na plataforma de streaming Disney+ na última semana. Produzida com imagens e áudios inéditos da banda britânica durante a gravação do ultimo álbum, a serie “The Beatles: Get Back“é dividida em 3 partes, com duração total aproximada de quase 8 horas.

O ultimo dia 29 de novembro deste ano foi marcado também pelo aniversario de falecimento (20 anos) do guitarrista George Harrison, que aos 58 anos de idade foi vítima de um câncer.

Em comemoração ao legado deixado pela banda, a estreia da série documental e ao aniversário de falecimento de George Harrison, trouxemos para você uma lista com curiosidades sobre uma das maiores bandas que já existiram desde a década de 1960.

10 curiosidade sobre os Beatles que você não sabia:

 

1- Como John Lennon e Paul McCartney se conheceram

Na época em que John Lennon conheceu Paul McCartney, Lennon já era integrante de uma banda chamada The Quarrymen. Os 2 integrantes da banda The Beatles se conheceram em uma quermesse, lugar em que a banda de John se apresentaria no local naquele dia.

2- The Beatles não foi o primeiro nome dado à banda

The Beatles não foi a primeira opção de nome escolhido para a banda pelos integrantes. Antes da entrada de Ringo Starr para a banda, nomenclaturas como Johnny & The Mundongs e The Silver Beatles estavam na lista de opções de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.

3- The Beatles e o Cavern Club

A primeira apresentação dos Beatles aconteceu no ano de 1961, em Liverpool, mais especificamente no Cavern Club. O sucesso da banda foi tão grande que no período de 2 anos a banda britânica foi convidada para tocar no local 294 vezes. Pasmem, 294 vezes em um mesmo local.

4- Canção Love Me Do

Love Me Do foi o primeiro single lançado pela banda em 5 outubro de 1962. A influência da banda nos países europeus é tão grande que a canção de lançamento dos Beatles passou a ser de domínio publico na Europa desde o dia 31 de outubro de 2012.

5- Álbum Abbey Road

Este foi o primeiro álbum dos Beatles a ser lançado somente em modelo estéreo. Diferentemente dos outros, o álbum Abbey Road, de 1969, não é em estilo mono, como eram lançados os outros EP’s da banda até então.

6- Relação entre Beatles, Everly Brothers e The Beach Boys

Com canções marcantes embaladas por vocais suaves, as maiores influências sonoras e vocais dos Beatles foram as bandas de sucesso The Beach Boys e The Everly Brothers.

7- Separação do quarteto

Com a decisão de separação da banda, os integrantes da banda The Beatles decidiram seguir carreira solo. O guitarrista George Harrison foi o primeiro dos músicos a alcançar o topo das parada de sucesso do Reino Unido. O título da música que trouxe esse sucesso para Harrison foi My Sweet Lord.

8- Visitas ao Brasil

A primeira vez que um ex-Beatles visitou o Brasil foi em 1979, quando Harrison assistiu, a convite do piloto Émerson Fittipaldi, ao grande prêmio do Brasil de formula 1, no autódromo de interlagos, localizado em São Paulo. Anos depois, mais especificamente em abril de 1990, foi a vez do pais receber a visita de Paul McCartney. Desta vez, a visita do ex-integrante foi a trabalho. McCartney realizou uma apresentação no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro

9-  Álbum  Let It Be

O álbum Let It Be conta com a participação de uma brasileira, que tinha apenas 17 anos na época. A faixa Across the Universe, gravada em 1978, conta com a participação da jovem Lizzie Bravo, que estava nas proximidades da gravadora da banda [em Londres], quando foi convidada por Paul McCartney para gravar os agudos da musica.

10- Músicas guardadas em um cofre

Recentemente, surgiu a informação de que a discografia dos Beatles será levada ao Polo Norte com o intuito de serem guardadas em um cofre, que será capaz de suportar um apocalipse nuclear. Este processo está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2022, com a intenção de preservar as copias por mais de Mil Anos e garantir que as faixas possam ser escutadas no futuro. Serão guardadas copias físicas e digitais da discografia dos Beatles.

Fonte: Cultura uol

5 curiosidades sobre o universo que você não conhecia

Matéria anterior

7 curiosidades incríveis sobre a Netflix

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos