Curiosidades

7 curiosidades incríveis sobre a Netflix

0

Antes de começarmos essa publicação é preciso deixar claro que o texto aqui contido faz alusão ao serviço global de streaming, Netflix, sediado no estado da Califórnia (EUA). A plataforma foi criada no ano de 1997, focado no objetivo de realizar entregas de DVD via correio.

Atualmente, a Netflix é uma das maiores plataformas voltadas para a locação de filmes e séries em todo o mundo. Ao todo, somam-se mais de 208 milhões de assinaturas mensais.

Todavia, o caminho para chegar ao patamar que se encontra hoje foi longo e cheio de desafios. No ano de 2007, seus proprietários resolveram aceitar o desafio e decidiram expandir a empresa, que conseguiu chegar a 190 países ao redor do mundo.

Simplificando o serviço oferecido pela plataforma de streaming, a Netflix trabalha com a disponibilização e a produção de conteúdos de entretenimento de forma mundial, através de uma assinatura mensal. Em seu catálogo há produtos de produção original e também aqueles com concessão de direitos. Estima-se que mais de 50% dos títulos disponíveis, hoje, na plataforma, são de sua própria autoria, produtos originais.

7 curiosidades sobre a plataforma de streaming Netfix

Foto: reprodução

1) Categorias

Por se tratar de uma plataforma de streaming com vários títulos à disposição do usuário, foi preciso criar um sistema organizacional que facilitasse a vida do cliente. Desta forma, podemos considerar a Netflix como uma grande biblioteca de filmes e séries, segmentadas por gêneros, assim, é possível refinar as buscar de acordo com a busca de conteúdos específicos, tais como “Dramas sobre questões sociais” ou “Comédias para fim de noite”.

Muitas vezes os usuários têm vontade de assistir algo, porém não sabem exatamente o que assistir. A partir disso, uma busca por um título que agrade o cliente é iniciada. Isso é funcional quando se está neste dilema, com um tempo consideravelmente grande para fazer a escolha. Todavia, de acordo com informações da própria empresa, o que para nós parece uma busca eterna, na realidade não foram mais que dois minutos.
A conclusão desta análise é feita baseada em uma análise de hábitos dos assinantes, que chegou à conclusão de que cada pessoa consegue olhar rapidamente entre 10 e 20 títulos, o que resulta no tempo médio de um a dois minutos para escolher o que para assistir.

3) Primeira produção original 

Sua primeira produção original foi um projeto de 2010 e que possui apenas 11 minutos de duração. Intitulado como “Example Show”, a produção foi uma espécie de teste para os planos da empresa, levando em consideração que a Netflix é uma plataforma de distribuição de conteúdos e que busca focar principalmente em seu catálogo de produções originais.

4) Tráfego na internet

Com a sua crescente expansão e adaptações com a intenção de se destacar no mercado e corresponder às expectativas dos consumidores, houve, consequente e curiosamente, uma interferência no tráfego de dados da internet decorrentes do uso da plataforma. Isso quer dizer que com suas possibilidades, a Netfliz foi a responsável, por exemplo, por 12% do número de download realizados, no ano de 2019, em toda a rede de computadores mundial. O fato mais assustador e que mais chama a atenção é que esse numero está em constante alta, ano após ano, principalmente após a expansão e adesão de usuários na empresa devido à pandemia de Covid-19

5) Catálogos da Netflix

Por ser uma empresa totalmente adaptativa, a Netflix está presente, atualmente, em mais de 190 países e em centenas de idiomas diferentes. Todavia, por mais que consiga se adaptar bem, é necessário que a plataforma de streaming se adeque aos licenciamentos de conteúdos e restrições geográficas.

Isso quer dizer que nem sempre um mesmo título estará disponível em dois países diferentes. Para que isso aconteça, é necessário que a produção cumpra os requisitos do país.

6) A Netflix

Esta não é uma curiosidade qualquer. Esta curiosidade diz respeito à gramática e forma de referir-se à plataforma. O correto a se pronunciar o nome da empresa é com a utilização do artigo feminino indefinido “A”. Desta forma, a maneira correta de se referir é “A Netflix”.

7) A Netflix é mais velha que o Google

Apesar de sua expansão e crescimento terem alcançado o sucesso em meados de 2007, a Netflix foi fundada no ano de 1997. Um ano antes do “nascimento” da ferramenta de pesquisa mais famosa do mundo, o Google. Com isso, podemos dizer que a Netflix é mais velha que o Google. Todavia, apesar de se tratar de empresas com apenas um ano de diferença, as referidas são grandes colaboradoras e competidoras entre si, principalmente no que diz respeito ao alcance do público.

10 Curiosidades sobre os Beatles que você não sabia

Matéria anterior

4 polêmicas envolvendo o Best-seller O Codigo da Vinci

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos