10 fatos que você não sabia sobre o filme "50 Tons de Cinza"

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      19/02/15 às 20h01

As opiniões sobre esse novo fenômeno mundial, o filme "50 Tons de Cinza" se dividem. E o número de espectadores, a cada dia mais, só aumenta, pois o longa já levou quase um milhão de brasileiros e brasileiras às salas escuras dos cinemas. O filme é uma adaptação para as telinhas do Best-seller da inglesa Erika Leonard James. Com menos de uma semana, desde sua estreia, já se estima que, só nos EUA, já tenham sido arrecadados U$ 160 milhões de dólares em bilheteria.
O romance sadomasoquista entre Christan Grey e Anastasia tem causado discussões por onde quer que seja transmitido. O enredo norte-americanizado cheio de fantasias com algemas, gravatas amarradas aos punhos e vendas nos olhos acompanhadas de suaves chicotadas é intitulado de "soft-porn", o famoso pornô suave, como é mais conhecido popularmente.
Nós da Fatos Desconhecidos listamos algumas curiosidades sobre o longa erótico protagonizado por Dakota Johnson e Jamie Dornan.

1 - "Sexo", "foder", "fazer amor" e "penetração" são as palavras mais ditas

Cena-do-filme-Cinquenta-Tons-de-Cinza--size-598


A história é repleta de dizeres sexuais e não é à toa que o enredo do filme circule em cima disso, sem contar que o livro é sobre sadomasoquismo, o que inclui muito sexo. Só em relação a palavras que fazem referência à relação sexual, são, ao todo, 187 palavras pronunciadas. A mais ouvida delas é a palavra "sexo", que aparece 58 vezes. Já o termo "Foder" ocupa a segunda posição nesse ranking, com 37 aparições. Por fim, temos a frase "fazer amor" ocupando a terceira colocação sendo pronunciada por 20 vezes e com 19 repetições a palavra "penetração". E esses dizem respeito a apenas quatro dos muitos outros termos ditos na trilogia.

2 - Existe uma linha de produtos eróticos baseada no livro

GkSr8L62FdYpq

A temática sexual e de masoquismo repercutiu tanto, com a estreia do filme, que até linha de produtos eróticos inspirada no best seller já existe. É exatamente isso mesmo e não para por aí, essa criação comercial erótica é de mentes brasileiras. O nome dela é  "Cinquenta Tons de Prazer". O kit consiste em seis produtos, como géis de massagem corporal e géis comestíveis aromatizados com vinho tinto (bebida muito frequente no livro). O mais curioso é que as vendas desses produtos foram iniciadas apenas a partir da data da estreia do filme.

3 - Quase ¼ do filme é só de cenas de sexo

4069_ext_arquivo

A película conta com muito sexo e não é à toa. Dos 100 minutos de duração do filme, 20 deles são só e somente de cenas de sexo. Se brincar, chega a quase ser o filme todo de cenas sádicas e de submissão sexual.

4 - O trailer de 50 Tons de Cinza foi o mais assistido de todos os filmes de 2014

 


50 Tons causou entre os públicos masculino e feminino já antes mesmo de chegar aos cinemas e nos tempos de fanfic, ainda. Segundo o canal oficial da Universal Pictures, o número de visualizações já ultrapassa a marca de 52 milhões. Já no canal da Universal Pictures Brasil, o registro é de mais de 6,5 milhões.

5 - Em relação às películas produzidas em Hollywood, "50 Tons" é o filme mais barato já feito

6904f0e24dc37592f0dae316050985f3

Existem produções que custam o olho da cara de tão caras e, mesmo assim, não atingem sucessos estrondosos como 50 Tons está alcançando. O filme custou nada mais nada menos que 35 milhões de euros, isso em reais gira em torno de R$ 113 milhões. Para muitos cineastas é um longa considerado barato, em relação aos filmes que são produzidos em Hollywood nos dias de hoje. E só com o lucro arrecadado nos Estados Unidos no final de semana da estreia já foi possível cobrir o custo do longa.

6 - Os protagonistas tinham os mesmos nomes do casal principal de "Crepúsculo"

crepusculo-amanhecer-parte-2

"Cinquenta Tons de Cinza" começou a ser escrito  em uma fanfiction de "Crepúsculo" e com a autora usando os mesmos nomes dos protagonistas da série vampírica: Bella e Edward. A autora, Erika Leonard James, é fã da saga Crepúsculo, e antes mesmo do lançamento do filme as pessoas já tinham conhecimento deste fato.  Anastasia Stelle e Christian Grey surgiram muito depois. Além dos nomes que eram iguais no começo, as histórias se assemelham em vários aspectos. Um deles é que as duas moças dos enredos são tímidas, virgens e pouco femininas. Enquanto os dois homens são poderosos, tocam piano e são românticos, educados e super protetores. Intrigante, não é mesmo?

7 - Em uma cidade brasileira, um juiz vetou a exposição do livro

1TddwHzw3boDm

Na cidade de  Macaé, no Rio de Janeiro, a trilogia erótica chegou a ser vetada por uma autoridade. Um juiz assinou uma ordem de serviço que considerava a publicação imprópria e mandou vetar a exposição dos exemplares que estivessem sem lacre nas livrarias de todos os estabelecimentos comerciais. De acordo com a ordem de serviço assinada por Raphael Baddini, da Segunda Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso, estas e outras publicações consideradas "impróprias" não podem ser expostas nos estabelecimentos sem lacre. Ele acreditava que crianças e adolescentes poderiam pegar o livro.

8 - A algema é o brinquedo sexual mais vendido, após a estreia do filme

DeoCKSPZ5CxtS

O item mais vendido nas lojas de produtos eróticos, inspirado em "Cinquenta Tons", é a algema, o símbolo que ilustra a capa do livro. De acordo com uma pesquisa sobre produtos do segmento, feito pela a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico Sensual (ABEME), o filme tem influenciado bastante no gosto dos fregueses quando o assunto é prazer sexual. E adivinha o que os clientes mais mencionaram na pesquisa? "Cinquenta Tons de Cinza", exatamente! O número de pontos de vendas cresceu muito nos últimos três anos e agora já soma 11 lojas de artigos eróticos. Agora você nos pergunta qual a relação da trilogia com o estudo? A resposta é que a maior parte dos entrevistados afirmou que a oferta de produtos que envolvem o sadomasoquismo aumentou após o lançamento da obra. A algema erótica para casais é uma das principais delas.

9 - Com o sucesso do livro, a  autora se tornou uma das personalidades mais influentes do mundo

cinquenta-tons-de-cinza-original (1)

O sucesso meteórico do romance erótico com jogos de submissão e prazer fez com que Erika L. James fosse incluída na tradicional lista da Forbes, estando no ranking entre as 100 Pessoas mais influentes do mundo. Segundo os registros das visitas internacionais da autora sobre o lançamento do seu produto, muitos fãs afirmaram que o livro foi capaz de salvar os seus casamentos, fazendo com que E.L. James se tornasse uma das mais influentes personalidades do mundo em 2012. A própria autora manifestou seu desejo de que é contrária que seus filhos adolescentes leiam a obra, porém a sua própria mãe a aprova.

10 - O livro já é recorde de vendas no Brasil

50-cinquenta-tons-de-cinza-download

No tempo meteórico de duas semanas, cerca de mais de 100 mil cópias foram vendidas só no Brasil. O país do clima tropical registra, por dia, a venda estimada de cerca de 6 mil cópias. Só no tempo de 6 semanas, o livro vendeu 10 milhões de cópias, superando até o famoso livro "O Código da Vinci" na lista de best-sellers. Atualmente, mais de 40 milhões de exemplares foram vendidos em todo o mundo.

E você, o que achou do filme? Deixe um comentário para gente.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+