• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 fatos sobre a Guerra Fria que você provavelmente não sabia

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/09/18 às 18h20

Guerra é um confronto de interesses e tem a disputa de dois ou mais grupos de indivíduos, sendo eles mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário. Nosso planeta já sofreu com algumas guerras que geraram consequências devastadoras na época e mudaram o rumo da história depois de terem acontecido.

A Guerra Fria foi o período de conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, que aconteceu entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da própria União Soviética. O termo 'fria' foi usado porque não houve uma guerra direta entre as duas potências. O conflito foi de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica. Nessa lista falamos algumas curiosidades sobre esse conflito que durou 44 anos.

1 - Passaporte

A URSS era capaz de dizer se um passaporte soviético era verdadeiro ou não porque os grampos do passaporte verdadeiro iriam corroer à baixa qualidade do metal que eles usavam.

2 - Viagem ao espaço

Durante a guerra, a URSS e os EUA estavam com planos de viajar para o espaço juntos. A URSS estava quase aceitando, mas a morte de presidente Kennedy e a desconfiança dos soviéticos com o vice-presidente barraram essa empreitada.

3 - Vídeo íntimo

Com a intenção de descredibilizar o presidente da Indonésia, a CIA fez um vídeo pornográfico com um sósia do presidente. Eles até fizeram uma máscara facial para se parecer mais com o líder.

4 - Contrato

O termo 'sob Deus' foi adicionado pelo congresso ao Juramento de Fidelidade no período da guerra. Isso simbolizava a resistência aos comunistas que eram ateus.

5 - Explosão

Com a intenção de mostrar o seu grande poder bélico e militar, os EUA planejavam detonar uma bomba nuclear na lua e quem fez todos os cálculos para que isso fosse possível foi o cientista e astrônomo Carl Sagan.

6 - Tamanho é documento

Em outra tentativa de desmoralização do exército soviético, os EUA consideraram despejar na URSS várias camisinhas de tamanho grande, mas rotuladas como médias, para mostrarem a superioridade anatômica do exército americano em relação a eles.

7 - Ursos

Os EUA usaram ursos para testar seus assentos ejetores presentes nos jatos supersônicos.

8 - Invenção

O termo Guerra Fria foi inventado pelo escritor e ensaísta político inglês George Orwell, que também escreveu um livro que satirizava o stalinismo chamado 'Animal Farm'.

9 - Escuta

Nesse período, a CIA lançou uma operação chamada Operation Kitty. Ela consistia em implantar dispositivos de escuta em gatos para que eles pudessem espionar as conversas soviéticas. A operação, que custou um total de US$ 15 milhões, falhou e foi descartada depois de um gato ser atropelado.

10 - Área restrita

A União Soviética tinha várias cidades fechadas e restritas a estrangeiros que eram controladas rigidamente por seus cidadãos. Até hoje a Rússia tem um grande número de cidades fechadas.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+