Ciência e TecnologiaCuriosidades

10 funções do seu corpo que parecem inúteis mas que salvam a sua vida

0

Difícil alguém que goste de ter uma crise de espirros. Ou se divirta ao se engasgar com um pedaço de comida. No entanto, há mecanismos do corpo humano que, apesar de não serem lá muito agradáveis, ou serem até mesmo constrangedores, são indispensáveis para a sobrevivência.

Muitos desses processos são heranças de nosso processo evolutivo. Ou seja, essas funções eram essenciais para os nossos antepassados, que tinham que sobreviver em um ambiente hostil, repleto de predadores e no qual conseguir alimento não era tarefa simples.

Como adaptação biológica do corpo humano não é tão veloz quanto o surgimento de tecnologias e hábitos culturais, ainda temos que conviver com essa estratégias que a natureza nos proporcionou. Você é capaz de adivinhar quais são elas? Confira abaixo dez destas funções:

1 – Alergias

Pode parecer completamente inútil começar a espirrar por causa de polén ou qualquer outra coisa completamente inofensiva, mas a ideia por detrás isso é simples: proteger o organismo das ameaças externas. É um “dispositivo” desenvolvido pelos seres humanos contra patógenos.

Woman blowing nose into tissue outdoors

2 – Cócegas

Não por acaso as cócegas ocorrem nas plantas dos pés, axilas, costelas e pescoço. Essas partes são vulneráveis em possíveis combates e o ato de sentir cócegas estimularia as crianças a protegerem suas partes vitais.

cocegas

3 – Engasgar

O corpo automaticamente tenta expelir o pedaço de comida que fica presa na garganta, o que poderia interromper a respiração e, consequentemente, o fornecimento de ar ao organismo.

engasgar

4 – Dentes sisos

Se hoje, a função dele é nos empurrar para o consultório do dentista, o dente siso já teve uma função bem mais nobre para os nossos antepassados, que precisavam mastigar alimentos bem mais rígidos e crus. Para isso, dispunham de mandíbulas maiores e os dentes extras. No entanto, com a evolução humana, os sisos se tornaram totalmente dispensáveis, se tornando apenas os “dentes do juízo”.

siso

5 – Apêndice

Assim como o dente siso, o apêndice se tornou algo totalmente inútil para os humanos com a evolução da espécie. E ele também possui uma atribuição muito importante na digestão de nossos antepassados: ele existiu como uma extensão do ceco, órgão comum em herbívoros, em uma época que a humanidade comia muito mais planta.

apendicite

6 – Agonia com barulhos estridentes

É normal se arrepiar ao ouvir o ranger das unhas em uma parede ou qualquer som agudo. Isso porque, segundo nossa memória evolutiva, esses barulhos de alta frequência eram um “alarme” natural para as ameaças.

barulho

7 – Ficar “vermelho” de vergonha

Pessoas que ficam vermelhas após cometer um erro ou um “mico” são consideradas mais confiáveis e julgadas de forma mais positiva do que as que não coram. Isso é o que dizem as pesquisas científicas, o que sugere que o ruborizar tenha surgido para evitar brigas e consequências mais graves de inevitáveis falhas.

Young woman hiding

Young woman hiding

8 – Balançar as orelhas

Faça um teste: tente balançar as orelhas. Conseguiu? Provavelmente não. Mas as raras pessoas que conseguem demonstram mais um resquício evolutivo: assim como outros animais fazem, um dia já fomos capazes de virar nossas orelhas em direção a um som, para identificar de onde está vindo.

orelhas

9 – Arrepiar

Outra herança de nossos antepassados, de quando nosso corpo ainda era coberto por muitos pelos. Além de proteger do frio, os pelos quando eriçados davam a impressão de que éramos maiores, afastando os predadores.

arrepio

10 – Dedos enrugados

Já reparou em como os dedos ficam enrugados quando ficamos com eles muito tempo na água? Simples! É uma reação natural do corpo para deixá-los menos escorregadios, evitando escorregamentos.

1

Como descobrir se seu/sua namorado(a) (ou alguém) está usando o Tinder?

Artigo anterior

6 respostas de perguntas que você acreditava não ter solução

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido