O que aconteceria se o Brasil "vendesse" a Amazônia?

POR Ultra Curioso    EM Lugares & Construções      22/09/15 às 19h02

Ela representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no mundo, tem 6,9 milhões de quilômetros quadrados distribuídos em noves países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) sendo a maior parte em solo brasileiro, é o lar de metade das espécies terrestres do planeta Terra (são aproximadamente 40 mil espécies de plantas e mais de 400 mamíferos, 1300 de pássaros e insetos chegam a milhões). A Amazônia é, indubitavelmente, um preciosíssimo tesouro.

O Brasil engloba cerca de 60% da bacia amazônica, e o bioma cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados. Ou seja, fomos agraciados com tanta vida, verde e água que é até difícil ter uma dimensão. Não é a toa que tantas nações crescem os olhos para o "pulmão do mundo brasileiro" e é claro, é nosso dever defender com unhas e dentes o nosso patrimônio natural. Mas e se de repente a ganância e a insensatez falassem mais alto e o país se desfizesse desse tesouro? O que aconteceria se o Brasil "vendesse" a Amazônia?

Bem, o que se deve entender é que não é possível o Brasil vender integralmente a Amazônia - pelo menos com as leis que vigoram atualmente. Dois terços da Amazônia não podem de maneira alguma sair das mãos do governo, mas os outros 25% restantes podem ser vendidos com objetivos específicos.

269944_Papel-de-Parede-Vitoria-regia-na-Amazonia_1920x1200

Um exemplo de "compra parcial da Amazônia" foi o caso do ricaço sueco Johan Eliasch, dono de uma ONG. Ele comprou o equivalente a um 'estado de São Paulo' de Amazônia, que destinou para pesquisas científico-ambientais. Mas supondo que houvesse uma maneira de realmente vender a Amazônia, difícil seria achar um comprador que pagasse o preço justo. Afinal, as estimativas é que existam cerca de 15 trilhões de dólares em reservas naturais na Amazônia e 5 trilhões em madeira sustentável - e olha que nem foi calculado a riqueza de fauna e flora.

53d6873f2f575-animais-em-extincao-na-floresta-amazonica

Para se ter uma ideia, apenas a cura do câncer - se fosse descoberta na Amazônia, o que é uma enorme possibilidade - custaria ao equivalente de 50 TRILHÕES de dólares! Ou seja, se a Amazônia fosse vendida (por um valor incalculável) ficaríamos com...praticamente nada! Fora que a região Norte do país tecnicamente deixaria de existir com esse negócio.

Existem diversas ONGs especializadas na proteção da Amazônia, que visam combater, por exemplo, o desmatamento desenfreado e a exploração ilegal - além da biopirataria. Entretanto, todo esforço para proteger esse bem tão precioso (que praticamente dá vida ao Brasil) ainda é pouco.

Fonte: GreenPeace

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+