Curiosidades

10 hábitos que aumentam as chances de ficarmos doentes

0

Muitos de nós tentamos manter a saúde e principalmente o sistema imunológico forte. Fazemos exercícios, tentamos ao máximo nos manter dentro de uma dieta saudável, tomamos suas vacinas regularmente, ou comemos o necessário. No entanto, alguns vírus conseguem sobreviver à defesa do nosso sistema imunológico e acabam nos infectando.

Por isso, pegar um resfriado é uma coisa bem comum. Entretanto, se não for devidamente tratado pode evoluir para quadros mais sérios. E existem alguns hábitos diários que podem prejudicar nossa saúde. Mostramo aqui alguns deles que devem ser evitados para nos mantermos saudáveis.

1 – Lavar as mãos de forma errada

A maioria das pessoas sabe a importância de lavar as mãos, ainda mais agora nos tempos atuais. Mas, às vezes, nós fazemos isso de forma muito rápida. O certo é usar o sabão, água morna e lavar bem as mãos por, pelo menos, 20 segundos.

2 – Roer as unhas

Esse é um hábito que, claramente, aumenta as chances de ficarmos doentes. Até porque roer as unhas é uma forma de atrair os germes para o corpo.

3 – Não beber o suficiente de água

Beber água é muito importante. E não beber o suficiente coloca a pessoa em risco de desidratação. Isso dificulta a capacidade do corpo de processar e liberar toxinas. Como resultado disso, a imunidade é enfraquecida.

4 – Estar sempre estressado

Ter um estresse crônico pode fazer com que a pessoa fique mais vulnerável a desenvolver doenças. E se a pessoa estiver com a síndrome de burnout, ela ficará ainda mais suscetível a pegar um resfriado.

5 – Comer muito açúcar

No geral, ter uma dieta rica em açúcar é prejudicial à saúde de forma geral. Além de também ter um impacto negativo nas bactérias intestinais. E elas têm um papel vital no nosso sistema imunológico.

6 – Não trocar de roupa ao chegar em casa

Uma coisa que muitas pessoas não se atentavam antes é que, se uma pessoa doente tossir ou espirrar perto de você, a saliva ou mucosa podem ficar presas na roupa que você está usando. No entanto, esse hábito se tornou mais comum nos tempos de pandemia que vivemos.

7 – Beber álcool frequentemente

Algumas pessoas acham que o álcool as faz dormir melhor. Mas na verdade, ele afeta o sono REM profundo. E perder um sono de qualidade pode ter um impacto negativo para a imunidade das pessoas e fazer com que elas fiquem mais doentes.

8 – Ser obcecado com limpeza

Muita gente pode achar que ser obcecado com limpeza pode prevenir de pegar doenças. Mas na verdade, isso não previne que a pessoa pegue uma gripe forte. Até porque, limpar as mãos com frequência, por exemplo, danifica a pele. E ela é um órgão vivo que nos protege dos germes nocivos à saúde.

9 – Pegar elevador

Elevador é um lugar que muitas pessoas entram. E os seus botões são tocados pelas mais variadas pessoas. Por conta disso, eles estão cobertos de germes. Então é bom optar pegar as escadas. Além de desviar dos germes dos botões, subir os degraus vai fazer com que a pessoa fique mais ativa.

10 – Malhar demais

Por mais que os exercícios físicos façam bem para saúde, o exagero pode ser prejudicial. Isso porque a liberação constante de hormônios do estresse depois de fazer exercícios pode aumentar o risco de pegar um resfriado.

Conheça a jovem dona do maior cabelo afro do mundo

Matéria anterior

7 tipos de relacionamentos que todos nós já vivemos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar