• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 eventos acidentais que mudaram a História

POR Toni Nascimento    EM História      08/02/19 às 17h33

Nós planejamos nossa vida a partir dos desejos e sonhos que temos, porém, nem tudo é perfeito e segue em linha reta. A vida humana está cheia de eventos acidentais no meio do caminho. Esses tipos de detalhes podem mudar o curso da vida das nossas vidas e dos demais. Agora pense comigo, se isso acontece na vida pessoal de cada um e de seus semelhantes próximos, também acontece na história da humanidade, ao longo do tempo.

Um pequeno acontecimento, que às vezes nem parece importante, pode mudar o curso da civilização. Por exemplo, na China, eles decidiram reduzir o número de aves "nocivas" para produzir mais grãos, mas conseguiram um verdadeiro desastre, cujas consequências tiveram que ser corrigidas durante muito tempo. Listamos 7 casos de eventos acidentais que mudaram a História.

1 - Criação de corantes

Sir William Henry Perkin era um estudioso procurando a cura para a malária. Apesar de não conseguir obter sucesso na procura pela resolução da doença, ele conseguiu ocasionar outro tipo de evolução. Ele conseguiu criar, como consequência, a criação do corante artificial. Até esse momento, só existia corante de pigmentação de cor natural. Desse acidente acidental, surgiu o corante roxo.

2 - Criação da vacina segura

Em 1700, as pessoas ainda não sabiam dos benefícios de injetar certas doenças no próprio organismo para criar anticorpos. Foi Edward Anthony Jenner, que estava pesquisando a cura da varíola, quem descobriu que os fazendeiros que estavam em contato direto com a doença, ficavam protegidos. Isso o levou a criar a vacina contra a doença, a primeira feita de forma segura.

3 - Água com gás

Joseph Priestley conduzia uma experiência científica fazendo cerveja, e isso acabou levando o cientista a obter dióxido de carbono em sua forma mais pura. Consequentemente, isso levou à criação da água com gás.

4 - Gás do riso

O dentista americano, Horace Wells, testemunhou as propriedades incomuns do óxido nitroso. Ele percebeu que ele podia ser usada como analgésico, o que foi aceito pela comunidade médica anos depois disso. Acontece que, até esse momento, não se sabia da utilidade dessa substância. Isso foi descoberto aleatoriamente.

5 - Velcro

Georges de Mestral estava fazendo sua caminhada rotineira, quando percebeu que tinha bardanas coladas em sua calça. Percebendo o potencial desse descoberta, ele se apressou em criar o velcro, ainda bem distante desse que conhecemos hoje. Esse evento aleatório, inclusive, foi importante para as viagens espaciais anos depois, possibilitando prender objetos nas paredes de uma nave no espaço.

6 - Descoberta do iodo

No século 19, o empresário francês Bernard Courtois estava em uma de suas fábricas, quando percebeu uma substância roxa que, quando em contato com uma superfície fria, transformava cristais de cor escura em algo com brilho metálico. Mais tarde, descobriu-se que essa substância era o iodo, tão importante na alimentação.

7 - Piedade e guerra

O soldado britânico Henry Tandy, durante a Primeira Guerra Mundial, encontrou, em 1918, um soldado alemão caído e que estava muito ferido. Ele decidiu não matá-lo porque não achou justo. Mais tarde descobriu-se que esse homem era Adolf Hitler, um dos homens responsáveis por uma das piores guerras da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente aqui com a gente e compartilhe nas suas redes sociais. Para você que adora a Teoria do Caos, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   ADME  
Imagens The 8 Percent
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+