Conheça a jovem dona do maior cabelo afro do mundo
Tempo de leitura:2 Minutos, 33 Segundos

Conheça a jovem dona do maior cabelo afro do mundo

De acordo com o Guinness World Records, Simone Williams, uma jovem do Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos, é, atualmente, a dona do maior cabelo afro do mundo. A impressionante cabeleira da jovem mede 1,48 metro.

Williams começou a deixar o cabelo crescer há 9 anos. A jovem, que estava cansada de gastar dinheiro com cabeleireiros, nunca imaginou que, um dia, poderia conquistar um título do Guinness World Records.

Antes de assumir as madeixas, Williams fazia questão de alisar o cabelo. Segundo a jovem, assumir a forma natural da cabeleira foi extremamente difícil, pois “administrar adequadamente a textura afro demanda tempo e conhecimento”.

Depois de um tempo, Williams acabou se acostumando. Não tardou muito para o volume que a jovem cultiva ser elogiado.

Inspiração afro

“Comecei a usar permanentes ou alisar meu cabelo no ensino médio. Foi assim até a faculdade”, disse a jovem ao Guinness World Records.

“Eu escolhi assumir meu cabelo por volta dos 23 anos. Fiz isso porque eu queria economizar o dinheiro. Eu precisava de grana para morar sozinha. Se eu não economizasse, eu não poderia conquistar o meu lugar”.

Quem motivou a jovem a assumir a forma natural do cabelo e a deixar as madeixas crescerem foi Aevin Dugas, antiga titular do recorde. Williams se inspirou em Dugas, mas não esperava receber o título e, por isso, ficou extremamente surpresa quando recebeu a notícia.

“Ela me inspirou a mudar. Um dia, eu decidi descobrir quem tinha o maior cabelo afro do mundo e quando ela apareceu na tela do meu computador, fiquei em choque. Eu achei o cabelo dela maravilhoso”, relatou Williams.

“Na época, eu não achava que meu cabelo poderia ser comparado ao de Dugas, afinal, ela é uma deusa. Mas fiquei muito feliz em saber que ela foi reconhecida e que, por isso, havia uma chance de outros serem reconhecidos também”.

Antes de Williams quebrar o recorde, Dugas manteve o recorde por colossais oito anos. Seu afro tem 1,32 m.

O magnífico cabelo

“Quando meu cabelo está totalmente penteado, ele fica grande, volumoso. Eu recebo muitos olhares, muitos comentários e muitos elogios. A maioria são comentários positivos, o que me deixa bastante feliz. No entanto, há pessoas que olham como se não entendessem o porquê meu cabelo é assim”, revelou Williams.

Para a jovem, o título é uma forma de celebrar sua ancestralidade e representa libertação. Obviamente, Williams tem que tomar certos cuidados para manter o cabelo saudável e, claro, volumoso. A jovem, por exemplo, evita chapéus. Ao longo do tempo, os acessórios deixaram de ser imprescindíveis, afinal, o importante mesmo é manter o cabelo exuberante.

“Gosto quando meu cabelo se move de forma natural. É ele que simboliza o meu orgulho de ser negra. E sempre que deixo meu cabelo na forma natural, eu sinto que alimento esse orgulho dentro de mim”, disse.

“Por muitos anos, mulheres negras tiveram que mudar seus cabelos. Tiveram que seguir o que o padrão de beleza determinava. Hoje, a realidade é outra. O cabelo é uma forma de mostrar o quão livre podemos ser”.