• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 imagens que mostram fortificações abandonadas que se tornaram parte da paisagem

POR Leticia Rocha    EM Lugares & Construções      15/02/19 às 15h20

Desde que o mundo é mundo, centenas de conflitos foram travados entre nós, humanos. Conflitos armados, políticos, religiosos e ideológicos. Eles são dos mais variados tipos. Uma das poucas certezas nesses casos são as perdas. Centenas ou até milhares de pessoas morrem no meio dessas guerras que são travadas. É com o intuito de diminuir o número de vítimas que existe toda uma organização para criar estruturas que ajudam na defesa desses locais que estão envolvidos no conflito.

A Europa, por exemplo, é um dos locais que sempre esteve envolvido em várias guerras. É por esse motivo que várias fortificações foram criadas no país. Para defender os exércitos europeus e também numa tentativa de tentar conter o avanço das tropas.  No entanto, depois que as guerras acabaram, esse locais ficaram abandonados. Afinal, eles não têm mais nenhuma serventia.

Com o passar dos anos, esses bunkers e fortes acabaram se infiltrando na paisagem. Aos poucos, se tornaram parte daquele ambiente e anos depois, assumindo uma imagem muito diferente. Estranhamente calma e serena, mas ainda um pouco inusitada, já que essas são estruturas que não são naturais daquela região. Foi com o intuito de registrar essas paisagens, esses resquícios de antigos conflitos, que o fotógrafo Marc Wilson viajou por toda Europa capturando essas paisagens.

O último ponto

Esse foi o nome dada a série de fotografias de antigas fortificações utilizadas durante a guerra. Confira algumas delas agora.

1 - Sainte-Marguerite-sur-Mer, França

Essa é uma fortificação que fica na beira dessa cidade francesa.

2 - Wissant I, França

Esse é um outro resquício de bunker, dessa vez, na comuna de Wissant, também na França. Você deve estar se perguntando o porquê de essas fortificações estarem próximas do mar. A resposta é simples, muitos dos inimigos chegavam pelas águas. Quanto antes conseguissem detê-los, melhor seria.

3 - Newburgh I, Escócia

Estas são fortificações próximas da fronteira do mar do Norte, na Escócia.

4 - Lossiemouth, Escócia

Essas são fortificações que estão na cidade de Lossiemouth, onde antigamente funcionava um porto.

5 - Lossiemouth, Escócia

Outra fortificação encontrada no meio da floresta na Escócia. Provavelmente, por ser uma cidade portuária, os cuidados com a proteção eram redobrados.

7 - Studland Bay, Inglaterra

Stuland é outra cidade portuária, dessa vez na Inglaterra. Era um dos locais onde poderia ocorrer uma invasão alemã e por isso recebeu essa estrutura, caso algum ataque ocorresse.

8 - Cramond Island, Escócia

Essa é uma das ilhas de Firth of Forth, na Escócia. Essa linha de defesa foi criada durante a Primeira Guerra Mundial. A linha foi criada para proteger o ancoradouro dos navios de guerra.

9 - Portland, Inglaterra

A ilha de Portland também era um porto e além disso, também serviu de base para a Marinha Real. Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o local serviu para que os navios da Marinha e de países da OTAN treinassem.

10 - Findhorn, Escócia

Findhorn é uma antiga vila de grande atuação de pescadores na Escócia. O local apresentava uma grande movimentação de embarcações comerciais e também recebeu fortificações.

A maioria das estrutura fotografadas por Marc Wilson são remanescentes da Segunda Guerra Mundial. Como vocês puderam perceber, a grande maioria foi construída em regiões costeiras, isso porque estas eram fortificações utilizadas para a defesa de seus territórios. As imagens foram tiradas por todo o continente europeu: Escócia, França, Inglaterra e ainda outros locais que não apareceram nessa lista. Caso você queira conferir o resto da série de fotos, você pode acessar o portfólio do fotógrafo aqui.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   buzznick  
Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+