• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 maneiras para melhorar suas funções cerebrais

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      24/02/16 às 17h21

O cérebro humano é muito complexo e extenso. Ele representa apenas 2% da massa do nosso corpo, mas apesar disso recebe 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. De acordo com estudos, o cérebro é dividido em dois hemisférios, o esquerdo e o direito, cada um com suas funções cerebrais. O hemisfério esquerdo é responsável pelas funções de análise, organização, seriação, atenção auditiva, fluência verbal, raciocícinio, vocabulário, cálculos entre outros. Já o hemisfério direito é responsável pelas funções de síntese, organização, processo emocional, atenção visual, memória visual, entre outras.

Existem algumas atividades que nós fazemos todos os dias e estamos trabalhando as nossas funções cerebrais, e muitas vezes nem sabemos disso. Por isso, fizemos essa lista com as 10 maneiras de melhorar as funções cerebrais, confira:

1 - Conexões sociais

vida-social

O homem é um ser que necessita de relações sociais saudáveis para sobreviver e ser socialmente ativo é muito bom para p cérebro. As pessoas que possuem muitos amigos são menos propensas a desenvolver demência ou depressão do que aqueles que levam uma vida solitária. Os relacionamentos online podem ser até bons, mas não são iguais relacionamentos reais, onde vários sentidos são usados.

2 - Escreva com as duas mãos

Two hands writing

Escrever com as duas mãos pode ter algumas vantagens. Já penso em fazer coisas que você sempre faz com as duas mãos, como por exemplo escovar os dentes ou escrever? Claro que existem algumas dificuldades na hora de realizar atividades com a mão que não temos o costume de usar, mas ao fazer isso você pode estar quebrando sua rotina e ensinando seu cérebro a fazer algumas coisas de forma diferente. O nosso cérebro adora conhecer coisas novas, isso estimula o cérebro para novas conexões, além de melhorar a eficiência.

3 - Escute músicas

82086083713164322

Vocês já ouviram falar do Efeito Mozart? Existem uma teoria que diz que ouvir música clássica pode melhorar o poder do cérebro. Sendo verdade ou não esta teoria, sabemos que música trás alguns benefícios. Alguns pesquisadores da área dizem que certas canções podem ajudar a associar memórias e também no funcionamento cognitivo e aumento da concentração. Alguns cientistas já descobriram que aqueles que escutam música clássica regularmente tem desempenho melhor em testes de QI.

4 - Meditação

bem-estar-viver-bem-meditacao-hare-krishna-66150

Uma das melhores maneiras de manter a cabeça livre, leve e solta é a meditação, e existem diferentes tipos de meditar. O mais fácil é fechar os olhos e dar atenção apenas para a respiração. Se fizermos essa atividade 10 minutos todos os dias faz com que mantemos a nossa mente clara e receptiva, além de reduzir a produção de hormônios de ansiedade, cortisol e aumentar a resistência ao avanço de doenças como Alzheimer.

5 - Durma bem

dormir-bem

Veja aqui alguns motivos que vão te fazer dormir pelado todos os dias. O sono é muito importante, e pode influenciar no bom funcionamento do nosso cérebro. Durante o sono, o nosso corpo regenera as células e remove toxinas, além de reunir memórias do dia anterior. Quando dormirmos mal, isso pode afetar na nossa memória e aprendizado. Um adulto necessita de seis a oito horas de sono por noite, e a perda de sono pode levar a letargia, fadiga e incapacidade de se concentrar.

6 - Jogos de inteligência e lógica

cubo-magico-rubik

Assim como as pessoas precisam exercitar o corpo, o cérebro também precisa trabalhar. Nosso cérebro adora desafios, uma vez que os ajudam em seu funcionamento. Jogos, palavra's cruzadas, cubo mágico, xadrez, todas essas coisas podem influenciar para que sua cabeça funcione melhor e aumente o nível de pensamento cognitivo.

7 - Exercícios físicos

beneficios-do-exercicio-fisico-regular-em-pessoas-com-diabetes-e-hipertensao

A atividade física não é só bom para os músculos, mas para a nossa mente também. Exercícios resultam em maior fluxo sanguíneo para o cérebro e faz com que as células nervosas liberem várias substâncias químicas que promovem a saúde cerebral, além de aumentar a neurogênese, que é a formação de novas células cerebrais. O exercício também melhora as conexões neurais e aumenta a nossa função cognitiva e a capacidade de sem concentrar.

8 - Melhore seus hábitos alimentares

alimentacao-saudavel-pesqui

Uma boa dieta é fundamental para a saúde da nossa mente e nosso corpo. Comer proteínas, fibras, e vários minerais pode ser bom para a saúde cerebral. Alguns hábitos alimentares tem um papel muito grande na função cerebral uma vez que um quinto da ingestão de nutrientes é consumido pelo cérebro. Além da boa alimentação, beber uma quantidade boa de água é fundamental, tomar um bom café da manhã também é importante.

9 - Aprenda um instrumento musical

20150619172440_57178033

Se escutar uma música pode ter benefícios a seu cérebro, imagina aprender a tocar um instrumento. As pessoas que tem grandes habilidades em tocar instrumentos costumam ser melhores em matemática, por exemplo. Então, se você quiser exercitar o cérebro, basta pegar uma guitarra ou qualquer instrumento e começar a jogar algumas notas.

10 - Aprenda um novo idioma

tips_to_learn_a_new_language_4

Está é a única dica que a maioria dos neurocientistas concordam. Ela não só melhora as habilidades sociais, mas pode melhorar as funções cerebrais do que várias outras formas combinadas. Quando aprendemos um novo idioma faz com que abra novas vias neurais e assim temos um enorme impacto sobre as habilidades cognitivas. Isso pode atrasar os ataques do Alzheimer e da demência.

E aí amigos, sabiam que todas essas coisas poderiam ser saudáveis para seu cérebro? Comentem aqui pra gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+