• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas inimagináveis que seu cérebro faz durante seu sono

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      25/01/16 às 17h53

Até pouco tempo atrás, os cientistas não conseguiam entender exatamente o que acontecia durante o nosso período de sono. Acreditava-se que enquanto dormíamos nosso cérebro também entrava em repouso, porém segundo o Dr. Murali Doraiswamy, um renomado perito e psiquiatra :" "O cérebro realmente trabalha mais quando dormimos do que quando estamos acordados."

E ainda podemos dizer mais, segundo um recente estudo, nosso cérebro é capaz de realizar funções especiais e exclusivas para esse momento da nossa rotina. Algumas delas são tão essências que justificam o fato de você se sentir destruído em noites mal dormidas.

Confira a lista que preparamos para vocês, contando o que o seu cérebro é capaz de fazer durante o seu sono.

1- Aprende e se lembra de como se executa tarefas físicas

sonodançaesse

O cérebro é capaz de guardar informações a longo prazo, num processo mais conhecido como fuso do sono, esse processo também colabora no armazenamento de informações relacionadas a atividades físicas.

Este processo pode ser particularmente útil para armazenar informações relacionadas com tarefas motoras, como dirigir, jogar futebol ou dançar, é como se esse processo ajudasse a tornar as atividades físicas mais automáticas. Então se você quer mandar muito bem em alguma atividade física o segredo pode ser dormir um pouquinho a mais.

2- Limpa Toxinas

limpezasono

O que acontece é exatamente uma espécie de limpeza, sem o sono seu cérebro não teria "tempo" para realizar essa tarefa. Nesse momento ele limpa e elimina as moléculas ligadas a neuro degeneração e também as demais toxinas. Vocês podiam imaginar que sua cabecinha realizava esse tipo de "formatação" durante a noite?

3- Faz Conexões Criativas

sonocriatgividade

Não é atoa que os sonhos são simplesmente uma descarga de criatividade de nossos cérebros. Já teve um sonho que parecia comum, e depois que você acordou e parou para pensar nele,percebeu o quão surreal ele era? Chega a ser estranho não é mesmo? Mas durante o sono nossa mente está em um estado de repouso inconsciente e é capaz de fazer conexões imprevisíveis, e que possivelmente não conseguiria faze-las enquanto estamos acordados. Por isso o sono é uma espécie de turbo para a nossa imaginação e criatividade.

4- Consolida Memórias

human minds

Se você precisa estudar e absorver novos conhecimentos, dormir será fundamental para o seu sucesso. Durante o sono o seu cérebro seleciona e consolida sua memória. Ou que precisamente significa que se você passar uma tarde estudando por exemplo, e tirar um cochilo em seguida, a chance de você se lembrar de mais informações é de 40%.

5- Toma Decisões

sonodecisão

Se você tem uma grande decisão a ser tomada, o melhor conselho que podemos te dar é: durma. Isso porque o cérebro processa estímulos complexos durante o sono, e usa esses estímulos e informações para ajudar a tomar decisões quando a pessoa está acordada. Então basicamente quando você está com a cabeça cheia, você pode até conseguir dormir, mas seu cérebro continuará processando informações a respeito do que te incomoda.

6- Esquece informações inúteis

sonodelete

O nosso cérebro tem o funcionamento que lembra assim um computador, e seguindo essa lógica dá pra falar que assim como o pc, nosso cérebro precisa eliminar os dados que não são úteis, para assim ter um "espaço livre na memória" para as informações e memórias mais relevantes. E todo esse processo acontece quando? Sim, durante o seu sono.

7- Repara suas células

sonocerebro

O processo reparativo restaura todos os danos que suas células sofreram durante o dia. Por isso quando você não dorme ou dorme porém muito mal, o seu corpo não se sente descansado, e você fica com aquela sensação de que foi atropelado por um caminhão.

8- Bônus: Você sabia que 12% das pessoas sonham apenas em preto e branco?

sonotv

Talvez nós nem se quer estamos te contando uma novidade, porque você pode fazer parte desses 12%. O mais curioso disso tudo, é que antigamente uma porcentagem muito maior de pessoas realizavam tal proeza, mas com o advento da televisão com imagens coloridas essa taxa simplesmente diminuiu.

E você sabia que seu cérebro podia realizar todas essas atividades enquanto você simplesmente dormia? Comenta pra gente, que nós queremos saber!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+