Séries e Sagas

10 melhores filmes de terror sobre exorcismo

0

O período de férias infelizmente está chegando ao fim e com isso, várias pessoas perderão aquele tempo livre em que utilizavam para fazer algo. No caso dos seriadores como nós, assistir uma boa produção cinematográfica em frente a TV ou Computador. O motivo para isso acontecer de forma natural e com mais frequência, é que as produtoras estão investindo cada vez mais em longas ou séries de todos os gêneros e isso tem agradado muito os fãs desse meio. Uma prova disso é o grande sucesso de Game of Thrones, ao mesmo tempo que outras séries como 13 Reasons Why estão em também em alta, mesmo sendo completamente diferentes.

E nos filmes não é diferente. Temos que nos dividir entre os diversos gêneros e até arriscamos a dizer os preferidos do público. Comédia, ação, romance, drama, ficção e, é claro, o nosso queridinho terror. Invasão zumbi, alienígena, sobre palhaços e até mesmo possessões demoníacas agradam muito o público que mesmo se assustando mais do que deveria continuam fiéis. E falando em exorcismo, a redação da Fatos Desconhecidos juntamente com a Entre Séries e Sagas resolveu listar os 10 melhores filmes com essa temática e trazer para que possam aproveitar o tempo restante ainda para conferir tudo. Sem mais enrolações, confiram conosco.

1- O Exorcista (1973)

“Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.”

2- O Exorcismo de Emily Rose (2005)

“Emily Rose é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore. Porém Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner, uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre Moore em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.”

3- Stigmata (1999)

“Belo Quinto, uma fictícia cidade no sudeste do Brasil, recebe a visita do padre Andrew Kiernan, que foi mandado pelo Vaticano para investigar uma igreja que tem a estátua de uma santa que verte lágrimas de sangue. Lágrimas estas que começaram no dia em que o padre Paulo Almeida, o responsável pela igreja, morreu. Enquanto Kiernan fotografava a estátua, que sangrava, um garoto furta um rosário que estava junto do corpo do falecido e vende o terço para uma turista, que por sua vez manda de presente para Frankie Paige, sua filha, que cabeleireira em Nova York.

Em pouco tempo, ela passa a ser vítima de ‘estigmas’, chagas idênticas às de Cristo, e Andrew Kiernan o encarregado de investigar o fenômeno. Inicialmente Kiernan descarta a possibilidade dos ‘estigmas’, pois todos os ‘estigmatas’ são pessoas bastante religiosas e Paige não acredita em Deus. Mas Kiernan vê o suficiente para quebrar os padrões estabelecidos pelo Vaticano, e acredita que se ele não fizer nada, Frankie pode morrer. Gradativamente, ele pass a suspeitar que seu superior, o cardeal Daniel Houseman, não quer que toda a verdade venha tona.”

4- Constantine (2005)

“John Constantine é um experiente ocultista e exorcista, que literalmente chegou ao inferno. Juntamente com Angela Dodson, uma policial cética, ele investiga o misterioso assassinato da irmã gêmea dela, Isabel. As investigações levam a dupla a um mundo sombrio, em que precisam lidar com demônios e anjos malvados.”

5- Exorcismus: A Possessão (2010)

https://youtu.be/jt9iA-0IXx4

“O filme irá explorar um tema popular nos filmes de terror: o exorcismo. A história principal gira em torno da jovem garota Suzy, cujo comportamento errático força sua família a convocar um padre para tentar resolver o problema através de hipnose. Os resultados perturbadores são gravadas em uma câmera secreta.”

6- O Exorcista: O Início (2004)

“Cairo, Egito, 1949. O arqueólogo Lankester Merrin, um ex-padre (pois perdeu a fé quando ainda era sacerdote durante a 2ª Guerra Mundial e teve de escolher 10 pessoas para serem executadas, senão todos seriam mortos, e estas lembranças o atormentam sempre), recebe de Semelier, um colecionador de antiguidades, a missão de ir a uma escavação promovida pelo governo inglês na região de Turkana, Quênia, e recuperar um objeto que estaria sot junto a uma igreja cristã bizantina do século V.

O local estava sendo escavado pelo questionamento do que uma igreja faria num lugar onde ainda não chegara o cristianismo. Chegando ao local Merrin é recebido por Francis, um padre, e Chuma, um nativo, e é apresentado a outros que também participam da escavação, como Jeffries, que possui o rosto desfigurado mas almeja sem êxito amor de Sarah Novak, uma médica que cuida dos nativos. Merrin constata que a igreja está inexplicavelmente intacta, como se tivesse sido soterrada no dia em que foi concluída. Pela cúpula Merrin e Francis entram na igreja, se deparando com esculturas de soldados com as armas voltadas para baixo e um crucifixo com o Cristo também com a cabeça para baixo, o que é uma profanação.

Durante a escavação fatos mórbidos surpreendentemente acontecem, como a dilaceração por hienas de James, o filho de um nativo. Entretanto Joseph, o irmão mais novo, saiu ileso, pois as hienas agiram como se ele nem estivesse ali. Merrin fica sabendo que os nativos crêem que aquele lugar é amaldiçoado e pergunta a Sarah informações maiores sobre o que estava acontecendo. Ela diz que o chefe da escavação, Bession, enlouquecera e estava num sanatório em Nairobi. Merrin acha na tenda abandonada por Bession vários desenhos do que ele vira durante a escavação na igreja.

Em Nairobi Merrin encontra Bession no hospício, porém este se mata na sua frente e diz “Deus não está mais aqui, padre”, a mesma frase que ele já ouvira de um oficial nazista quando foi obrigado a fazer uma terrível escolha. Conversando com o padre Gionetti, o diretor do sanatório, Merrin descobre que onde a igreja fora erguida havia um templo de sacrifícios humanos e que houvera, há 1500 anos atrás, um massacre liderado por um padre, em que uma série de possessões aconteceram e diversos exorcistas tentaram suprimir o mal, mas este ainda permanecia no local. Gionetti pede a Merrin para fazer um exorcismo, mas ele nega dizendo não ser mais padre. Mesmo assim ele lhe dá um livro de exorcismo, sendo que Merrin não imaginaria como este presente lhe seria útil.”

7- O Ritual (2011)

“Michael Kovak é um seminarista cético e decidido a abandonar seu caminho na igreja, mas seu superior o orienta a passar um período no Vaticano para estudar rituais de exorcismo. Uma vez lá, suas dúvidas e questionamentos só aumentam na medida em que seu contato com o padre Lucas, um famoso jesuíta exorcista, o apresenta ao lado mais obscuro da igreja. Ao conhecer a jornalista Angeline (Alice Braga), que investiga as atividades do religioso, suas reflexões sobre a crença no diabo e em Deus não param de crescer.”

8- Filha do Mal (2012)

“Maria Rossi assassinou três pessoas durante um ritual de exorcismo que estava sendo realizado com ela e a igreja resolveu interná-la em um manicômio situado em Roma. Sua filha Isabella, além de preocupada em saber se existe algo genético que possa ter herdado, quer entender o que aconteceu com a mãe e segue para o local em busca de explicações. Acompanhada de uma câmera que vai documentar toda a sua jornada investigativa, ela recebe a orientação dos padres Ben e David de que seria melhor presenciar um exorcismo de verdade para evoluir em sua pesquisa. O que eles não contavam era que, mais tarde, iriam se deparar com caso de possessões múltiplas, caso raro e extremamente complicado de se resolver.”

9- O ultimo Exorcismo (2010)

“Numa fazenda no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, Louis Sweetzer acredita que sua filha Nell está possuída por um demônio. Ele chama o reverendo Cotton Marcus, com dezenas de exorcismos realizados, para salvar a jovem. Marcus decide filmar este seu último exorcismo, mas o que encontra no local é diferente de tudo que já tinha visto antes.”

10- Invocação do Mal (2013)

“Harrisville, Estados Unidos. Um casal muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais, mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.”

E aí, o que você achou dessa lista? Já viu algum? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos.

Liga da Justiça – Além de Lanterna Verde, teoria sugere aparição de outro personagem

Matéria anterior

7 maneiras bizarras como as pessoas se divertiam antigamente

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos